Seguidores

quarta-feira, 4 de março de 2009

O ORKUT DA LEITURA

O orkut da leitura

SITE DE RELACIONAMENTO SKOOB PROMOVE TROCA DE IDEIAS SOBRE LIVROS E PUBLICAÇÕES, COMO MINI-RESENHAS

Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo. Mas em vez de apenas fazer contato, a brincadeira vale como experiência para a troca de informações sobre livros e até publicação de mini-resenhas. O Skoob (www.skoob.com.br) foi criado no final do ano passado e já tem mais de dez mil cadastrados, a maioria ativa na divulgação das últimas leituras.

Curiosamente, o serviço nasceu no Brasil, em 30 de dezembro de 2008, quase como uma brincadeira. O analista em internet Lindenberg Moreira criou a página para reunir amigos, mas a divulgação em blogs fez o criador liberar o acesso a todos os internautas.

O sucesso do Skoob tem explicação. Além de ser uma ferramenta inédita em português, chamativa para leitores inveterados, o funcionamento do sistema é fácil: o cadastro pede apenas nome, apelido, sexo, Estado, e-mail e senha, além de uma foto opcional. O campo de buscas por usuários e livros também é simplificado.

Os usuários dão cotação para seus livros cadastrados, as tradicionais estrelas, e podem inserir tags como “chorei”, “amei”, odiei” etc. Também é possível mostrar para todo mundo qual livro você está lendo no momento e receber indicações de quem já passou os olhos por aquelas páginas antes.

A febre do Skoob (para quem não percebeu a brincadeira, “livros” em inglês, ao contrário) comprova o anseio do brasileiro em participar de redes sociais pela internet – no Orkut, mais de 50% dos usuários são do País.

Macgrey Kneipel, de Joinville, é um dos que aderiu ao serviço. “Soube do Skoob por meio de uma amiga de trabalho. O que despertou meu interesse foi a oportunidade de trocar experiências.” No site, ele já encontrou pessoas com gosto afim e agora dá uma olhada no Skoob quando procura referências de obras. “Ainda não tive a oportunidade de ler os livros indicados, mas os próximos serão os da série ‘Operação Cavalo de Troia’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  • Leia também: