Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Linguagem natural?

Vou transcrever a notícia, rigorosamente como ela se apresenta agora diante dos meus olhos e publicada por um jornal de São Paulo. Depois me diga, leitora, leitor, se não é de sair correndo e pedir socorro. A notícia tem por título: Linguagem. E logo de início, lê-se:"O jornalismo da TV Globo promove renovação. Terá uma linguagem mais natural..." Chega, não é preciso dizer mais nada. Sabes o que isso significa? Significa que com a atual linguagem mais da metade da audiência, metade do Brasil, não entende o que ouve. Diante disso, para não perder telespectadores, a Globo vai deixar mais "natural" a sua linguagem. Santo Deus, não façam isso. Se o telespectador não entende que procure entender, que leia mais, que consulte dicionários, que busque sair do atoleiro da ignorância e procure crescer. Que horror essa proposta. Claro, do ponto de vista comercial, não há reparos, é isso mesmo, se a audiência não tem "dentes" para comer bananas, que se lhe dê a banana em forma de papinha... A linguagem hoje tem que ser chula, vulgar, rasteira, natural... é isso? Qualquer dia nossos jornais estarão publicando notícias na linguagem do "internês", essa lata de lixo produzida por cabeças mais que ocas... Andamos para trás. Bom teatro na tevê, nada. Boa música na tevê, nada. Bons programas na tevê, nada. Sirigaitas quase peladas, sempre. Bermudões analfabetos, ah, cada vez mais. Programas de relacionamentos? Baita audiência, sempre. Culinária, argh, também cada vez mais. E assim por diante. Tudo em linguagem simples, natural, que é para os apoucados do entendimento entenderem. E também cada vez mais "religiosos" dizendo asneiras em horários nobres e saqueando a bolsa dos otários, para isso há muito espaço, sobra espaço. Horriza-me a proposta da Globo de tornar mais natural a sua linguagem de telejornalismo. Insisto que do ponto de vista comercial, entendo. Meu reparo fica por conta do empobrecimento cada vez maior dos bons modos, da boa educação, dos bons programas, de tudo, enfim, que pode tirar do atraso as legiões que estão no atoleiro da ignorância. Devo dizer que deixo a porta aberta para que eu venha a morder a língua, e que a tal linguagem "natural" seja alguma grande descoberta na comunicação televisiva, coisa que até agora desconheço. Não sendo assim, não me vou admirar se um dia os apresentadores das notícias forem os rapazes e as moças do BBB, com a linguagem "natural" deles. Aí o Brasil analfabeto entenderá, e mais não será preciso.

4 comentários:

  1. somos um pais de ignorantes e quanto mais ignorante melhor - a globo manda e desmanda no pais - ela quer um pais onde todos sejam seus telespectadores mas tem gente tao idiota que assiste a Record e o SBT que usam a linguagem povao - o brasileiro tem preguiça de pensar pois desde os primeiros anos de escola ele nao é cobrado como deve. abraços

    ResponderExcluir
  2. a lingua portuguesa ja é facil e agora invez de aparecer uma ideia de progresso vamos regridir até na expressão?

    cruzessssss é eu nasci no pais errado mesmo

    ResponderExcluir
  3. É, caro Ivandro, e o povo brasileiro ainda aplaude! Esperar o que de um país que apresentador de programa de auditório e jogador de futebol - com todo respeito que eles nem merecem! - recebem mais que um juiz de direito ou o Presidente da República - legalmente falando? Fico profundamente triste com o que acaba de ler. A maior emissora do país... que há tempos já decepciona pelo nível de programas que exibe, agora vai escancarar de vez, perder a compostura, nivelar pelo mais baixo que possa existir na escrita/fala dos jornais por ela editados/levados ao ar. Cadê o compromisso social com o Brasil? Ah! Mais o povo gosta... o povo é assim... Gosta nada, é assim nada... Educação, moral, ética... tudo pode e deve ser aprendido. Mas a ganha por lucros fala mais alto, mais uma vez. Como sempre! E danem-se nós. Como você Ivandro, também torço para 'morder na língua'... O pior - pelo menos para nós dois e mais o André Luís Leite e o FRX - é que pela a experiência a gente sabe que isso é [quase] impossível de acontecer... 'Sambarilove'!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, sem desconsiderar sua opinião, só quero acrescentar que a linguagem é apropriada pelo falante de acordo com suas condições de educação. Na verdade, é uma questão de linguagem, mas antes de educação. Obrigada pelo seu comentário no meu blog.

    ResponderExcluir

  • Leia também: