Seguidores

domingo, 26 de abril de 2009

O Poder curador da musica

Para timidez, Beethoven;
esgotamento nervoso, Joseph Haydn;
depressão constante, as valsas de Strauss;
insônia ou enxaqueca, Franz Schubert.

Estas são algumas das receitas musicais que médicos europeus e americanos passam a seus pacientes. Os resultados são extraordinários e indicam uma grande redescoberta do poder da música,coisa bem conhecida pelos antigos. Um poder que pode curar e dar a vida, mas que também pode, se mal usado, até matar.O chefe da seção de anestesia do hospital de Luneburg, doutor Wit-tenberg, disse que os pacientes podem, durante uma operação, ouvir sua música preferida, mediante um fone de ouvido. Basta-lhes escolher uma fita da coleção variadíssima do próprio hospital.
Pesquisas feitas nos grandes hospitais da Alemanha provam que cada vez mais os médicos estão usando a música como terapia durante operações. Também o dr. Sommer Pedersen, do hospital da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, faz hoje a maioria de suas operações sob os sons de música ligeira. E o médico sueco dr. Erik Block, chefe da seção de ginecologia de um hospital, diz: - Combinando as músicas de Mozart com a hipnose, durante o parto, conseguimos diminuir consideravelmente a mortalidade dos recém-nascidos. No ano passado, conseguimos salvar a vida de mais de trinta bebes graças à música.
Block acha que a música ajuda as mães a se relaxarem, encurtando o tempo do parto. Muitos médicos estão também utilizando a música em seus consultórios a fim de relaxar seus pacientes, pois, geralmente, quem vai consultar o médico ou o dentista sente-se meio apavorado, o que aumenta a pressão e pode ser perigoso para pessoas muito medrosas.
Diz um médico alemão: “Na sala de espera de meu consultório toco fitas escolhidas especialmente por um terapeuta musical. Cada peça dura mais ou menos dezesseis a vinte minutos, e, depois de um intervalo da mesma duração, segue-se outra música. Desde que passei a tocar Mozart, Tchaikowsky e Beethoven no meu consultório, os pacientes sentem-se muito melhor”.
Isso tudo mostra que em nosso tempo o tratamento através da música está se tornando cada vez mais comum e natural. Mesmo a medicina moderna, com seus enormes progressos, entendeu o grande valor da música como terapia, reconhecendo, assim, a sabedoria dos antigos.
Disse Benno Ramstetter na revista "O Outro Mundo": “Talvez somente uma ‘filosofia da música’ conseguirá explicar o porquê da ação terapêutica da música. Não podemos esquecer, porém, que a música não exerce sua maior influência sobre a superfície da percepção, mas sobre o inconsciente psíquico. A paixão religiosa e o fogo das sinfonias de Beethoven não desaparecem com os últimos sons nem com o término da audição pelo ouvinte. A música é uma substância purificadora e psíquica. Permanece presente e ativa mesmo após o término dos acordes e melodias. Ela age como uma força que nos ajuda a ir do inconsciente para o essencial, que nos cura e enobrece”.
A ligação entre música e medicina, entre médico e músico, era reconhecida e colocada como um ideal mesmo nos tempos mais remotos, entre povos primitivos. Não é coincidência que muitos dos médicos mais famosos de outrora tenham sido também músicos de renome.

5 comentários:

  1. FALANDO EM MUSICA PRA INSONIA FAZ DIAS QUE NÃO DURMO =/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, Ivandro!
    A musicoterapia faz maravilhas, especialmente nas doenças de comportamento ligadas ao relacionamento social.
    abs.

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem! Lembrei de uma dentista minha que colocava música para tocar durante a consulta, e isso ajudava bastante.
    Isso também vale para quem faz atividade física, estudos mostram que o desempenho aumenta muito =]

    ResponderExcluir
  4. Excelente que os antigos rumos sejam retomados! A fala de Benno Ramstetter diz tudo. Falta a humanidade atual essa busca do essencial e de fato tudo é energia, e dessa forma precisamos cuidar para obter e gerar as melhores energia. A escala musical amplamente utilizada no esoterismo, e existem vários livros que tratam do tema. Creio que existam várias filosofias da música. encontramos ricos elementos na filosofia de Adorno por exemplo. E no Brasil temos como exemplo ENSAIOS SOBRE MÚSICA E FILOSOFIA
    Rodrigo Duarte e Vladimir Safatle ed. Humanitas. Obrigada por sua visita e acolhimento.abs

    ResponderExcluir
  5. Olá

    estou lhe repassando dois selos que recebi do Xandy, é só entrar no meu blog e pegar.

    Abraços

    http://filosofiadegaveta.blogspot.com/2009/04/recebi-e-agora-repassando.html

    ResponderExcluir

  • Leia também: