Seguidores

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Se a sua memória está fraca, tem que usar memória auxiliar

Os hormônios liberados pelo estresse têm impacto direto e negativo sobre a memória. A vida moderna prejudica a memória duplamente. Na correria diária, a pessoa tem pouco tempo para se concentrar e adquirir a memória, e também tem pouco tempo para consolidá-la, o que exige um sono tranqüilo. As pessoas se preocupam muito com o que está por vir e acabam não se ocupando daquilo que está acontecendo naquele momento - explica o cientista Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINNELS).

Para prevenir os lapsos de memória, os médicos recomendam manter o cérebro sempre ativo. Eles garantem que o hábito de leitura é fundamental.

- O hábito de ler vai tornar a pessoa mais resistente ao estresse. Se você tem disciplina de leitura, vai ter mais capacidade de manter o foco de atenção. Mas todo mundo tem seu limite - lembra Sidarta Ribeiro.

A leitura estimula quase todas as formas de memória ao mesmo tempo. É o maior exercício que existe. Usar a memória previne a falta de memória. As pessoas que lêem mais têm menos esquecimentos quando chegam à velhice. E, se têm Alzheimer, a doença é mais fraca e começa mais tarde. O brasileiro lê pouco, por isso, é um país sem memória - explica o neurofarmacologista Iván Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.A leitura estimula quase todas as formas de memória ao mesmo tempo. É o maior exercício que existe. Usar a memória previne a falta de memória. As pessoas que lêem mais têm menos esquecimentos quando chegam à velhice. E, se têm Alzheimer, a doença é mais fraca e começa mais tarde. O brasileiro lê pouco, por isso, é um país sem memória - explica o neurofarmacologista Iván Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para dar uma mãozinha, a técnica de anotar os compromissos em uma agenda - ou num pedacinho de papel que seja - oferece bons resultados.

- É um recurso fundamental. Se a sua memória está fraca, tem que usar memória auxiliar - diz Sindarta Ribeiro.

12 comentários:

  1. Oie...E eu desejo que sua semana seja realmente maravilhosa!!!!!!

    Olha...adorei esse post.Minha memória não anda lá mt boa..vou ter q usar uma alternativa!Obrigada pelas dicas.

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Mesmo lendo regulamente, ainda me esqueço bastante das coisas. Então recorro à velha e boa Agenda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Minha memória está indo para o vinagre...acho que vou seguir os conselhos hehehehehehehe

    Ivandro, aproveito também para lhe avisar que tem um premio para você lá no meu blog:
    http://www.dihitt.com.br/noticia/uma-infinidade-de-premios/

    ResponderExcluir
  4. As vezes esqueço algumas coisas. acho que tenho de comprar um pente de memoria de 2 gigas. Abraços

    ResponderExcluir
  5. EU TENHO UMA MEM´RIA PESSIMA, LEIO E LOGO JÁ ESQUEÇO...PRECISO DE UMA MEMORIA AUXILIAR!!!

    ResponderExcluir
  6. A minha memória é mais visual, mas não sou esquecida, para nomes sou péssima mas para factos tenho boa memória.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu, que sempre fui tido como o rei da memória na família, tenho esquecido de coisas básicas, como, por exemplo, a hora exata em que me levantei, ou o CD que tenho que levar para o médico... Cheguei a falar para ele que eu estava ficando demente, mas não é isso, é o tal do stress, o medo do amanhã, a ansiedade que andam me derrubando a memória.

    Belo post, pois bate com tudo o que estou sentindo.

    Abraços,

    André

    ResponderExcluir
  8. Ivandro
    Por coincidência eu fiz um artigo hoje falando sobre a memória e o hábito da leitura, mas não é cópia do seu.
    A leitura melhora a memória e a saúde mental.

    ResponderExcluir
  9. O PODER DO PERDÃO

    A primeira e geralmente única pessoa a ser curada pelo perdão é a pessoa que perdoa... quando genuinamente perdoamos, libertamos um prisioneiro e então descobrimos que o prisioneiro que libertamos éramos nós.

    Causar dor numa outra pessoa não fará absolutamente nada para aliviar a sua própria dor. Quando ferido, não há nada para se ganhar ao passar a dor para uma outra pessoa. Quando outros lhe causaram alguma ferida, perdoe. Um sincero perdão é o caminho mais rápido para se movimentar de maneira positiva novamente.

    Perdão não significa que você concorda ou endossa o ato insensato de alguém. Perdão significa que você não mais irá permitir que ações do passado venham controlar o seu presente. É o perdão que lhe liberta e estabelecer as condições para que você possa se fortalecer e se tornar muito menos vulnerável.

    abraços amigo

    ResponderExcluir
  10. minha memória não é das melhores, mas também não é de todo ruim...

    mas eu costumo me utilizar de lembretes, agenda, só pra não correr o risco.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  • Leia também: