Seguidores

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Toque de recolher:contra ou a favor











A medida, que proíbe a permanência de menores nas ruas após as 23 horas, foi imposta em maio de 2005 pelo juiz da Infância e da Juventude Evandro Pelarin. As cidades de Ilha Solteira e Itapura também mantêm o toque de recolher. As blitze feitas nas madrugadas de sábado e domingo apreenderam quatro meninas.Quatro anos após ser adotado pela primeira vez numa cidade do Estado de São Paulo, o toque de recolher para menores de 18 anos é apontado pelas autoridades como responsável pela redução de 80% nos atos infracionais e de 82% nas reclamações ao Conselho Tutelar de Fernandópolis, a 554 km de São Paulo.

Segundo o Juizado de Menores, o índice de atos infracionais vem caindo ano a ano em Fernandópolis. Em 2005, houve 378 ocorrências, ante 329 em 2006; 290 em 2007; e apenas 74 no ano passado. Nos vários tipos de atos infracionais, a maior queda foi na incidência de furtos no período (91%). Em 2005, foram 123 ocorrências, ante 82 em 2006, 59 em 2007 e apenas 11 em 2008. A redução também acompanha outras ocorrências, como porte de entorpecentes, de 17 casos para 8, e lesão corporal, de 68 em 2005 para apenas 19 em 2008. Em 2005, 15 menores foram flagrados portando arma; em 2008, não houve nenhum registro.

"Antes da medida, recebíamos uma média de 500 reclamações/mês; hoje, essa média é de 90/mês", afirma o presidente do Conselho de Fernandópolis, Alan José Mateus. Segundo ele, a gravidade das reclamações também diminuiu. "As reclamações eram sobre uso de drogas, consumo de álcool e furtos; hoje predominam os conflitos em casa e na escola, evasão escolar e brigas." Um comboio percorre as principais avenidas de movimento noturno da cidade, na região central, onde centenas de jovens se aglomeram nos bares e lanchonetes ou ouvem som nos carros. Dezenas fogem quando as viaturas chegam. Os que ficam são abordados pela polícia e pelos conselheiros. "Se a gente fica, é levado para o conselho", disse um deles, que se escondeu quando a blitz chegou e voltou depois que as viaturas saíram. "Acho que eles deveriam esticar esse horário nos fins de semana e oferecer mais opções de lazer para os menores. A gente só quer se divertir."

11 comentários:

  1. Sou contra o toque de recolher. Acredito sim que o numero de reclamações deve ter diminuido, mas não seria como se estivessem tapando o sol com a peneira? Não deveriam dar mais atenção ao porque dessas ocorrências acontecerem ao inves de adotar essa solução que não resolve isso por completo?

    ResponderExcluir
  2. Sou contra o toque de recolher porque vivo isto em minha cidade.Teresina tem toque de recolher e acho um absurdo!Reduz violência?pode até ser mas para que mesmo pagamos os policiais para ficarmos em casa?
    As vezes quero ficar mais tarde na rua e não tem mais ninguém porque senão já viu ne?
    Lutei tanto para ser independente,ir e vir e o pior eu amo a noite e só consigo produzir telas se saio para me divertir.
    Acho que a Polícia tem que achar outros meios e não este,um verdadeiro abuso de poder!

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro abuso!Na minha cidade tem e acho que isto denota a incapacidade dos policiais em resolver questões sobre violência,quer dizer que todo mundo tem que ir para casa contra a vontade?
    Teresina é uma cidade pequena,nunca teve nada de absurdo para acontecer isto,boates,bares e uma porção de estabelecimentos fecharam por isto.Um saco na hora que está melhor tem que ir para casa,me sinto uma cidadã desrespeitada no direito de ir e vir.
    Odeio limites,sou artista,gosto da noite,preciso da noite para me inspirar,mas fazer o que né?

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ivandro apaga um dos comentários hauahuahu é que deu erro aqui e apagou tudo e eu pensei que não tinha dado certo e fiz outro,obrigada!Boa sexta!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Isso é um absurdo! Aqui já aconteceu que pegaram os menores de idade e os colocaram em celas vizinhas a dos presos (Lembrete: quem já matou e roubou). É mole? Falta de bom senso, responsabilidade... e extrema falta de respeito com a vida dos jovens.

    Tem tanto bandido aí... solto. Tem deles que estão matando, outros roubando, alguns estuprando, e a polícia prendendo menores de idade?!

    Depois tem gente que para pra se perguntar o porquê de as coisas estarem como estão... a desorganização vem do alto e atinge o baixo e vice-versa.

    Governo escroto.

    ResponderExcluir
  7. Totalmente contra.

    O que estado pensa que é, nossa babá?

    Odeio isso cara fico muito puto, não tem que ter nada de toque de recolher

    ResponderExcluir
  8. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    O seu texto está enriquecido com indicadores positivos, porém é uma materia que gera polémica...Muitos que são contra o toque de recolher e estão certos em suas fundamentações, pagam elevados impostos, e cobram seus direitos de ir e vir...Embora, o ir i vir, em se tratando do menor, não tem amparo legal na Carta Magna,por exemplo, se faz necessária autorização da autoridade e pais para uma viagem...Por outra variante faz tempo que milhares de brasileiros balaçaram o grande sino e se recolheram em suas casas, vivem enclausurados e quando saem estão cercados de segurança, poucos são os se aventuram a um passeio noturno...Quando a família é enfraquecida a sociedade adoece, quando o estado se faz ausente, precedentes foram abertos e facham-se as portas da suposta liberdade!
    Parabéns meu amigo pelo seu texto!
    LISON.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou contra, os pais devem ter a responsabilidade e saber onde seus filhos vão e quando voltam. Mas se a população local está de acordo, não temos o que reclamar, pois se os índices melhoram.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou totalmente contra esta ordem de desacato,
    como os pais podem concordar com algo inconstitucional deste tipo,isto é sinal q eles estão se omitindo e deixando seus filhos para que o estado cuide ja que não conseguem administrar seus próprios pupilos...
    Segundo o Artigo 16,paragrafo I do ECA o menor "tem direito a liberdade de ir, vir e estar em lugares públicos e comunitários"...e neste mesmo estatuto no artigo 70 diz que "é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente", então está lei não está violando um direito da criança e do adolescente? Então torna-se inconstitucional.
    Muito Obrigado pela atenção!!!
    R.L.S.J.18 ANOS

    ResponderExcluir
  11. SOU CONTRA, E A FAVOR. SOU CONTRA POIS OS ADOLESCENTES QUE TEM JUÍZO, SABE A HORA DE CHEGAR EM CASA,TAMBÉM PENSO QUE OS ADOLESCENTES TEM QUE TER LIBERDADE POIS SE PROIBIR TUDO DE UM JOVEM ELE(A) PODE FAZER "ESCONDIDO".E A FAVOR POIS O MUNDO ESTÁ UMA DESORDEM TEM QUE TER REGRAS PARA SER OBEDECIDAS.POIS PODE ACONTECER DE UM JOVEM SER CAPTURADO POR ALGUM BANDIDO ALTAS HORAS DA NOITE, ENTÃO CONCORDO TER LEI PRA ISSO, HORA PRA CHEGAR EM CASA.SOU TAMBÉM UM ADOLESCENTE E SEI COMO ESSA FASE É DIFÍCIL.SOU DA 8 SÉRIE E ESTOU ESTUDANDO SOBRE ISSO, INCLUSIVE LI E ANALISEI O TEXTO : "ISNEGURANÇA" DE CONTARDO CALIGARIS E NELE VI QUE FALA TUDO SOBRE NÓS JOVENS.SE VOCÊ LEITOR GOSTARIA DE SABER MAIS(++)COISAS SOBRE ESTE ASSUNTO LIGUE :(14)-3296-1552. MORO EM ARELVA SÃO PAULO-BRASIL. ATÉ MAIS.....TCHAU.

    ResponderExcluir

  • Leia também: