Seguidores

terça-feira, 23 de junho de 2009

Tudo o que se vê não é


O título é extravagante, mas a verdade é que pelo menos a maioria das pessoas vive sob a tirania da aparência. Exigindo muito de si, em razão do que impõem o modismo e a sociedade em determinada época.
Não quero com isso dizer que se deve descuidar do mínimo que a aparência física exige. Asseio pessoal, uma roupa limpa e passada, um corpo cheiroso, cabelos penteados, dentes tratados e bom hálito, fazem parte da atenção que se exige em respeito às pessoas com as quais se convive ou se comunica com habitualidade. Refiro-me da desnecessidade de se escravizar ou se deprimir para manter a aparência que os outros exigem.Há mais de cem anos Helena Rubinstein sentenciou: "toda mulher pode e deve ser bonita.
A obsessão pela aparência é hoje a principal causa de estresse e ansiedade, tornando infelizes e deprimidas pessoas saudáveis que não atingem o padrão de beleza que a sociedade exige. Lipoaspiração, silicone, piercing, tatuagem, plástica, redução de estômago, bulimia, anorexia, idiotia, etc. Mal sabem que um simples sorriso pode melhorar a aparência. E não é de hoje que a aparência influi. Em Roma, num processo de dois acusados, havendo dúvida sobre o culpado, deveria o juiz executar o mais feio. É impressionante.Tudo o que vemos e ouvimos são impressões ou aparências da mente. Já não se preocupa com o Ter ou Ser, mas sim com o que se pode aparentar para ser aceito. A sociedade é prisioneira da aparência. É preciso distinguir a aparência da realidade. Diz-se com muita sabedoria que a aparência não é tudo. O que vale é o conteúdo. E que este seja real. Às vezes temos certeza de alguma coisa que não corresponde à verdade. A verdade é sempre criação mental.

Em um apartamento, o morador via todos os dias o seu vizinho de uma casa térrea regar as flores de seu jardim. Até aí tudo bem. Acontece que o regador não tinha água. E o indignado desceu, interpelando:

- Você está louco? Todo dia regando as flores sem água?

- Não. Louco e atrevido é você. Não está vendo que as flores do meu jardim são de plástico!

Cada um dia enxerga o que a mente cria.

6 comentários:

  1. Como penso a beleza não esta na pessoa e sim nos olhos de quem a vê...
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Ivandro, desculpe-me pelo "mau jeito". É que eu não entendo muito ainda de blogs, mas estou seguindo um passo a passo...
    Tem um selo para você pegar lá no meu blog, onde eu escolhi entre 5 blogs o seu como um blog nota 10.

    Abraços,

    André

    ResponderExcluir
  3. Pois é engraçado postei no meu blog uma coletânea de pesquisas mostrando o quanto a beleza é vital que as pessoas bonitas ganham mais, namoram mais e muitas outras coisas.

    Realmente o ser humano é atraído pelo belo e as pessoas buscam assim ficar belas a qualquer custo.

    Sou feio demais e sei bem como é terrível isso

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    Excelente Texto!
    Uma abordagem em que você explana em poucas palavras a importância do trato de uma boa aparência de qualquer cidadão junto à sociedade.
    Penso que devemos buscar o caminho do meio, e se buscar a maneira simples em acordo com as posses de cada um no modo de vestir.
    Parabéns pelo texto!
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ivandro!

    Cada pessoa enxerga as coisas de forma diferente. Por exemplo, uma pessoa pode achar uma outra bonita enquato que uma terceira pode achar feia. A visão e o que se ver depende de pessoa para pessoa.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  6. olá gostei muito do seu blog gostaria de saber se vc não está entereçado em fazer parceria com meu blog, o NOME do meu blog e TEM DE TUDO PARA VC end e esse http://fatosetudo.blogspot.com/ eu tb tenho um outro que se chama ajudando end e esse http://tododostempos.blogspot.com/.
    desde já agradeço sua atenção e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir

  • Leia também: