Seguidores

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Uma nova forma de ensinar

Por que na escola aprendemos tantas coisas que depois vamos nós esquecer mesmo sendo uteis para alguns.
Será que o modo a pedagogia do ensino não devia ser revisto ,por que se aprende uma equação do 2 grau completa e as vezes nunca iremos usa-la.
E por que na escola não se ensina valores eticos,morais e responsabilidade social valores que agreguem no aluno, ajuda ao proximo.
Sera que a escola ensina apenas para o ter e o capitalismo e não para o ser, e não construi cidadões com valores é uma sociedade mais igualitaria .
A escola não deve ser um local apenas para decorar assuntos deve preparar junto com a familia aquela pessoa que será o transformador para uma mundo melhor.



10 comentários:

  1. Eu sempre questiono essas coisas, mas depois concluir que a escola ensina o necessário. Pois as tais equações se enquadram a alguns, é necessário uma identificação para cada um, por isso ensinam tanto no segundo grau!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    Excelente texto!
    Essas questões fazem parte do nosso cotidiano, tranforman-se em interrogações ambulantes, sem respostas...Hoje, a nossa realidade é esta...
    Penso que estamos fadados a procurar estudar e trabalhar até o final de nossas vidas!
    O futuro pertence a educação e a todos que são apaixonados em aprender!
    Dias melhores virão!
    Parabéns pelo belo texto!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. O ensino brasileiro está aquém das nossas necessidades e direitos. Toda a estrutura pedagógica deveria ser modificada com objetivos de promoção do ser intelecto humano, porém o que vemos é a degradação, alunos que são aprovados sem ao menos terem apreendido o mínimo de 50% do que lhe foi supostamente ensinado...quem sabe ainda há solução.

    ResponderExcluir
  4. eu estudei e olha peguei professores mto ruins pela frente

    ResponderExcluir
  5. É como dizem por ai, é o aluno que faz a escola, tal pensamento tem seus prós e contras mas é assim que acaba sendo na maioria dos casos. Os realmente interessados em ter uma educação correm atrás de informação e conhecimento de qualidade. Infelizmente isso é tão ``do it yourself`` que acaba sendo um modo de agir ironicamente capitalista.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Freire


    Em uma carta aos professores Paulo Freire destaca:


    Ensinar, aprender:
    leitura do mundo, leitura da palavra
    eu digo isto falta nas escolas ..

    ResponderExcluir
  7. O problema é aforma como se ensina, o aluno deve, com a ajuda do professor, aprender a aprender.

    ResponderExcluir
  8. Concordo! 99% do que aprendi na escola nunca mais usei na vida. Aprendi, foi na escola da vida. Essa é impiedosa e continuo aprendendo, dia após dia. O que adianta para mim saber o que é uma mitocôndria se eu não uso esse conceito para nada na minha área, que é o jornalismo? Se eu precisar, é só ir no Google e pesquisar...

    Abraços,

    André

    ResponderExcluir
  9. Pra mim a família é a célula onde se aprende valores e a escola serve pra ensinar as coisas úteis pra tu se virar tecnicamente na vida. Se a escola começar a ensinar "valores" pra vida, quem dirá o valor certo? Burocratas de governo?

    A escola ensina hoje em dia é o brasileiro a dar jeitinhos, a colar, a passar sem estudar. É terrível.

    Tem que premiar o CDF, o cara que se esforça.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente a escola de hoje só serve para formar cabeças pensantes e se esquece de criar cidadãos, seres humanos.

    ResponderExcluir

  • Leia também: