Seguidores

segunda-feira, 6 de julho de 2009

As pessoas devem “se ajudar” a fim de se sentir melhor


Repetir pensamentos positivos para si pode acabar tendo efeito contrário ao desejado em indivíduos com baixa autoestima, afirma um estudo de pesquisadores canadenses.

Segundo o estudo, frases encorajadoras e positivas a respeito de si funcionam apenas para quem já tem autoestima alta.

Os pesquisadores das universidades de Waterloo e de New Brunswick pediram a participantes do seu projeto que repetissem para si mesmos a frase “sou uma pessoa adorável”. Depois, eles analisaram a impressão dos participantes sobre si.

No grupo com baixa autoestima, os que tentaram este recurso de autoajuda se sentiram piores do que antes. Já pessoas com alta autoestima se sentiram – levemente – melhores após repetir o mantra positivo.

Os psicólogos pediram então que os participantes listassem pensamentos positivos e negativos a respeito de si. Eles descobriram que, paradoxalmente, aqueles com baixa autoestima se sentiam melhor quando podiam ter pensamentos negativos a respeito de si, e não quando eram obrigados a se focar nos pontos positivos.

Em um artigo na revista científica Psychological Science, os cientistas sugerem que, assim como elogios exagerados, asseverações puramente positivas tais como “eu me aceito completamente” podem produzir pensamentos contraditórios em indivíduos com baixa autoestima.

“Repetir afirmações positivas pode beneficiar algumas pessoas, como indivíduos com alta autoestima, mas sair pela culatra no caso das pessoas que mais precisam deles”, afirmou a psicóloga que coordenou a pesquisa, Joanne Wood.

Ela destacou, entretanto, que os pensamentos positivos funcionam como parte de uma terapia mais ampla.

A ideia de que as pessoas devem “se ajudar” a fim de se sentir melhor foi elaborada há 150 anos pelo médico escocês Samuel Smiles. Seu livro sobre o tema, que trazia orientações como “os céus ajudam aqueles que se ajudam”, vendeu 250 mil cópias.

Hoje, o negócio da autoajuda virou uma indústria multibilionária.

8 comentários:

  1. Ficar firme e não esmorecer já é um grande começo, ficar mais próximo de DEUS, ter bons pensamentos pq ao contr´rio só iremos atrais coisas ruins para nós, sorrir muito, cantar isso tbm faz muito bem.
    Sentimentos de raiva ou ódio fazem mal para nossa saúde!!!

    Enfim acho que é isso por enquanto, senão o comentário vai virar post de tão grande!!!

    um abraço

    com carinho
    Regina

    ResponderExcluir
  2. É muito simples. Esse "mantra" age em nível subconsciente, e nesse nível habita uma verdade desnuda e sem máscaras acerca do indivíduo. Se o subconsciente diz que aquilo é mentira, a resposta aflorará como um conflito a nível consciente. O cara vai pensar: "Estou me enganando!!"

    Para ser uma pessoa adorável, já que se agir como uma pessoa adorável, descobrir o que pessoas adoráveis fazem, e agir, à sua maneira, no mesmo sentido.

    Parece receita de bolo, mas finciona pelo menos para que se saiba que daquele jeito não estará piorando. Pelo menos isso. "Ser uma pessoa adorável" já lhe dá mais "direitos" de ser feliz!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante este estudo. Eu já notei que há pessoas que não melhoram depois de um curso em que se aprende a ser otimista e colaborativo, parece que são refratários as boas dicas.

    ResponderExcluir
  4. A ajuda sempre vem de nos mesmo...
    Se não nos motivarmos, nunca sairemos de nosso problea...
    Otimo post!

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amigo
    IVANDRO
    Excelente Post!
    Super interessante a pesquisa...
    Penso que, em muito depende do que se guarda na mente!
    Parabéns pelo seu Texto!
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. Como se diz, cada caso é um caso, mas acho que todos devem começar por ajudar a si próprio. Pesquisa interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. ehehehe isso é a pura realidade. Nao adianta repetir algo que REALMENTE não se é.

    Ora se a pessoa é feia, então repetir que é bonita só vai fazê-la ficar pior ainda pois sabe que não é verdade

    ResponderExcluir
  8. Ivandro, como eu tenho vivido os ultimos anos de maneira não escolhida, eu procuro ter sempre o melhor pensamento para o meu presente e futuro para que eu colha bons frutos. Eu preciso me reerguer sempre, se eu pensar em coisas negativas isso não me fará nenhum bem.
    Bjs

    ResponderExcluir

  • Leia também: