Seguidores

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A ociosidade é a oficina do diabo".


Os aforismos, os ditados populares, não surgem do nada, surgem da vida, das observações.
Você já ouviu e deve ter usado várias vezes esta preciosidade: "A ociosidade é a oficina do diabo".
Esse aforismo serve para várias situações na vida. Serve, por exemplo, para os perigos da delinquência, e serve, de igual modo, para a saúde. Para a saúde? Sim, senhora, para a saúde. Já explico.Todos sabemos que uma pessoa desocupada pensa em tolices, quase sempre. Qualquer um de nós pensa tolices quando não tem a cabeça bem ocupada. Quem anda olhando para as unhas na vida, quem anda na vadiagem, assume compromisso com o capeta.
Quanto à saúde, ninguém duvida que à medida que envelhecemos vamos saindo do teatro oficial do trabalho, vem a aposentadoria, o pegar leve no que antes era um esforço duro e contínuo, aquelas coisas. O velho, quando não tem a cabeça bem ocupada, deprime-se, angustia-se, pensa por mais tempo na implacável "monja de preto"...
Não me pergunte que "monja" é essa, ora bolas... a "monja", que outra pode ser?
Estou dando estas voltas todas para dizer que arde-me diante dos olhos uma manchete de jornal. Ela diz assim:
Um quarto das mulheres espanholas usa remédios contra depressão, angústia e insônia
Depressão, angústia e insônia são irmãs gêmeas, univitelinas. E acodem mais às pessoas de mentes desocupadas, sem uma luta diante da vida, sem uma causa por que lutar. As pessoas cujas cabeças andam vazias costumam ficar mais perto dos precipícios da depressão e de suas irmãs.
Uma pessoa com boa autoestima, envolvida seriamente com um trabalho, uma causa, seja o que for, não tem tempo para deprimir-se, angustiar-se, perder o sono. E o que digo não é palpite ou divagação, é ciência da psicologia, das observações das preponderâncias estatísticas nas doenças mentais.
E de nada vão adiantar os remédios. Os comprimidos não curam depressão, fazem parte, isso sim, de uma boa psicoterapia, de uma boa revisão no modo de ver a vida e de vivê-la.
Comprimidos para dormir não fazem dormir, anestesiam as células neuroniais, isso sim. A pessoa vai acordar mais tarde cansada, sem graça. Pudera, ela não dormiu, ela foi "apagada".
Quem quiser um bom remédio para curar a depressão, a angústia, a insônia, apaixone-se. Não digo apaixonar-se por uma pessoa, aí pode haver encrenca maior... Digo apaixonar-se por um trabalho, ocupar a cabeça, deixá-la a trabalhar para que ela não se transforme em oficina do diabo, opa, desculpe-me, oficina da depressão, quis dizer...

4 comentários:

  1. wow amei sua colocação se apaixone não extamente por uma pessoa, olha acho que pra uma vida desocupada o amor é a pior ocupação porque a pessoa fica obcecada pela putro, o certo sem duvida alguma é se dedicar a algo seja uma profisão um hobby etc...
    até um blog tá valendo rsrsrsr =D

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    AMIGO IVANDRO,
    Que texto excelente!
    Realmente não elegendo metas a se cumprir o homem torna-se escravo e vítima de uma pseuda-confiança, que lhe aremessa ao envenenamento mental.
    Sue mensagem é de grande relevância socio educacional.
    Parabéns pelo Post!
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Ivandro, meu amigo, belo post! Como eu sofro de depressão e esta só se ameniza quando tenho muito serviço, o que tem acontecido há algumas semanas, sei muito bem o que é uma mente vazia. Já vivi verdadeiros infernos interiores, divagando sobre as coisas mais terríveis, pois não tinha o que fazer.

    Abraços,

    André

    ResponderExcluir
  4. Belo post. Pena que não seja original.

    ResponderExcluir

  • Leia também: