Seguidores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Brasileiros associam leitura à ascensão social


Pesquisa revela que 35% dos entrevistados dizem conhecer alguém “que venceu na vida” através da leitura
A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, a maior já feita no país sobre hábitos dos leitores brasileiros, revela que 35% dos entrevistados dizem conhecer alguém “que venceu na vida” através da leitura. E desses 35%, 45% dizem que esse alguém que “venceu na vida” graças à leitura é da própria família; outros 41% que é um amigo, 5%, “alguém famoso” e 9%, “outras pessoas”. A pesquisa mostra que os exemplos familiares e do círculo social ainda são os maiores influenciadores na formação da imagem que o leitor médio brasileiro tem do livro e da leitura como ferramenta eficiente para a mudança de vida das pessoas.

A percepção de que a mudança de status social é possível através do livro e da leitura já havia sido antecipada pelas políticas públicas do governo federal, com ações como a desoneração em até 11% no PIS e Cofins sobre a produção do livro e especialmente via projetos como o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Outras ações são a realização do Fórum Nacional Mais Livro Mais Cultura com foco no engajamento dos Estados e dos municípios através dos Planos Estadual e Municipal do Livro e da Leitura (PELL e PMLL) e o afunilamento da discussão do Fundo Pró Leitura, cujo projeto de lei será encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional em breve.

De iniciativa do Instituto Pró Livro, o censo foi realizado pelo Ibope Inteligência dentro de uma ação do PNLL com a coordenação do Observatório do Livro e da Leitura. Um primeiro trabalho nesse sentido já havia sido realizado, envolvendo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e outras instituições.

Mãe é principal influência

A influência da mãe (ou responsável mulher pela família) nos hábitos de leitura é preponderante: 73% das crianças citam as mães como maior influenciadora. Na resposta estimulada em que se podia escolher duas alternativas, a figura da mãe alcançou 49%, seguida pela da professora, com 33%; do pai com 30%; outro parente com 14%; amigo com 8%; padre, pastor ou líder religioso com 5%; colega ou superior no trabalho com 2%, outros com 3% e ninguém como influenciador de sua leitura, 14%. Apenas 1% disse não saber ou não opinou.

A pesquisa mostrou também que a família pode, inversamente, influir na formação de não leitores, quando os membros da família não oferecem o exemplo de ler ou não detém a posse de livros.

2 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    Que Post Fantástico!
    Particularmente eu acredito muito na força do conhecimento proporcionado pela leitura. Especialmente aos que gostam e amam ler, mas a origem geralmente se deve a família, a formação.
    Gostei muito do esclarecimento... Uma ótima pesquisa.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços,
    LSIOn.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivandro, boa noite, final do mês passado escrevi um post justamente sobre uma pesquisa realizaa acerca da relação dos Brasileiros e a leitura (http://jornalismoantenado.blogspot.com/2009/11/pesquisa-revela-brasileiro-le-um-livro.html), não apenas eu como todos que leram o artigo ficaram assustados com as estatísticas. Minha esperança é que realmente as pessoas tome gosto pela leitura. Um povo que lê se torna mais consciente do que acontece ao seu redor.
    Excelente postagem,beijos.

    ResponderExcluir

  • Leia também: