Seguidores

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Horas a ler e ao computador fazem disparar a miopia


Dados publicados por investigadores norte-americanos apontam um crescimento do número de casos de miopia, afectando agora 41% da população. No nosso País não há dados, mas especialistas confirmam o aumento de casos, especialmente entre os mais jovens.

Cada vez mais pessoas têm miopia, um defeito que atinge a visão à distância. Nos EUA, um estudo refere aumento de 66,4% do problema em apenas 30 anos, atingindo quatro em dez pessoas. Por cá, o acréscimo não será tão elevado, mas faltam números para o quantificar. Monteiro Grilo, director do serviço de oftalmologia do Hospital de Santa Maria destaca que chegam às consultas cada vez mais jovens na faixa dos 20 anos. A miopia não só está a aumentar como se agrava mais depressa", revela, realçando o elevado número de horas ao computador ou a ler e até uma alimentação errada.

Jorge Breda, oftalmologista do Hospital de São João, fala num aumento do número de míopes. Melhor: num aumento de casos que despertam devido a factores ambientais: "sabemos que há factores genéticos ligados à miopia. Filhos de míopes tendem a sê-lo ou, pelo menos, são portadores dos genes. Mas há factores ambientais, como o tipo de trabalho, que os podem fazer despertar", explica.

Exemplos: ler muito, ver televisão, trabalhar horas a fio ao computador. É por isso que o aumento do número de pessoas com acesso a formação ou até o alargamento do número de anos de formação têm contribuído para o problema. "Mas não podemos fazer nada. Não vamos dizer às pessoas que deixem de estudar ou ler", alerta. "Antigamente é que se dizia para mudarem de emprego e ir viver para uma montanha com vista para a planície. Isso iria incrementar a visão ao longe", brinca.

Monteiro Grilo refere que os jovens de 20 anos trabalham "muito ao computador. Não há estudos científicos, mas chegam-me cada vez mais casos em pessoas mais novas. E também aqui há mais factores a pesar como o tipo de alimentação que se faz cada vez mais". (ver texto ao lado)

Há outra razão para haver mais casos. Tão simples como o facto de as pessoas hoje estarem atentas e irem tratar-se. "As pessoas são rastreadas mais cedo", acrescenta Florindo Esperancinha, o presidente do colégio da especialidade de da Ordem dos Médicos.

Pelo menos "25% a 30% da população portuguesa deverá ser míope", calcula, embora estejamos sempre perante dados extrapolados de outros países. Castanheira Dinis, coordenador do Programa Nacional para a Saúde Visual, admite que metade da população tenha problemas visuais, por isso, considera "um pouco exagerado admitir que 41% da população tenha este defeito visual", refere.

De acordo com o estudo publicado há dias nos Archives of Ophthalmology, a prevalência de indivíduos com miopia rondava os 25% no estudo desenvolvido em 1971-2 pelo National Health and Nutrition Examination Survey. Repetindo o estudo com uma técnica de análise semelhante, e que envolveu mais de nove mil pessoas entre os 12 e os 54 anos, os investigadores concluíram que a taxa ascendia a 41,6%.

A prevalência registou uma subida maior entre os negros, passando de 13% para 33,5%. Já entre os caucasianos a subida foi para 43%, mas o ponto de partida era mais elevado, ou seja, 26.3%. Quase metade das mulheres (45,8%) tinham agora o problema, contra 27,1 em 1971. Só 37,4% dos homens eram míopes (22,8% em 71.

Jorge Breda, oftalmologista do Hospital de São João, questiona a comparabilidade dos métodos usados, uma vez que em 1971 se fez uma retinoscopia, um exame mais preciso. "O utilizado entre 99 e 2004 é um teste com auto-refractómetro, que regista alguns falsos casos de miopia", apesar de os autores terem ajustado valores. Florindo Esperancinha refere a credibilidade do estudo e que permite comparar dados com 40 anos.

3 comentários:

  1. Saudações Natalinas!
    Amigo Ivandro,
    Que post fantástico!
    É meu amigo, a situação é delicada, só quem é portador sabe das dificuldades que passa... Os números apresentados são deveras preocupantes e o pior é que o Brasil não dispõe de estatísticas, aí só nos resta ter mais cuidado e não exagerar na leitura e sempre procurar um especialista.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. desculpa a ausencia friend, brigada pelos comments e visitas no exo.... to numa depressão quase suicida! computador eu tabalho com isso as vezs me injurio =/

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Visitando para ver novidades e dar-lhe uma prenda.

    Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
    http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

    Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
    Próspero ANO NOVO.
    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir

  • Leia também: