Seguidores

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Natal na sua maior pureza


Está a aproximar-se a época natalícia mas, por ora, decidi não falar de renas, de meias na chaminé nem do Pai Natal. Decidi falar de algo intangível mas imprescindível que se escreve na última linha deste delicioso livro: A Generosidade faz bem á alma!

Este livro infanto-juvenil é um clássico escrito em 1964 que se tornou eterno nas mãos do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein e que conta a história de uma árvore e de um menino. Nada mais óbvio, que é como descrevo a obra: bonita e simples. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta.

Todavia, para agradar ao menino que ama, a generosidade da árvore demonstra ser inesgotável - ainda que tal signifique a sua própria destruição. Num mundo actual onde reinam os estereótipos e se esquecem as ve rdades irrefutáveis da vida, por favor leiam este livro. É tão simples que nos arrepia, que nos entristece e nos contagia. Está lá tudo, como pomos de terra verde: a crueldade humana, a cegueira do nosso egoísmo e a destruição da natureza que nos prenda no dia-a-dia.

Vão folheá-lo com uma sensação de leveza de uma folha ao vento e vão sentir-se pesados como uma rocha, uma rocha que chora. É triste e melancólico, dirão alguns. Este livro é Natal na sua maior pureza, responderei. Parabéns à Bruaá por reeditá-la. a grandeza está na simplicidade do que criamos, na beleza do que partilhamos.

O facto da obra abordar o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade com sobriedade narrativa e ilustrativa, tornam-na única e imprescindível. É um dos meus livros preferidos. Sejam generosos e ofereçam-no.

boa semana, boa leitura e um Feliz Natal!

3 comentários:

  1. Bom dia. No meu passeio pelos blogues deparo-me com os seus dizeres que sem duvida merecem um comentário.
    Seu pensamento sobre essa linda postagem transmite de facto desejo em mudar o que esta errado..
    Não conheço o livro contudo pela descrição concluo que efectivamente é uma mensagem pura e Amor ao próximo,
    Sua sugestão fica na minha mente em oferecer o livro a quem necessita alargar o ensinamento da vida.
    Natal de facto é todos os dias.. Todo o ser que vive não pediu para nascer nem teve ecolha.. Ademais somos nós os experienciados que devemos partilhar o ensino.. Afim obter um mundo de caridade e distribuir por todos aqueles que por qualquer que seja a razão não vivem no Amor e por todos aqueles que destroem o que é a maior riqueza: Natureza.
    Feliz Natal

    alemdopoder,ning.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,

    Agradeço os votos de Feliz Natal e retribuo-os com carinho, desejando a você e familares muita paz, amor, saúde, alegrias, harmonia e um 2010 abençoado.
    A sua narrativa despertou meu interesse em ler esse livro e a sugestão como presente também.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian
    Carinhoso abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amigo Ivandro!
    Excelente Post!

    Meu amigo confesso que não conheço a obra, mas a recomendação vindo de você, sei que é de alto nível, a recebo de bom grado, desde já aceite meus sinceros agradecimentos.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir

  • Leia também: