Seguidores

sábado, 5 de dezembro de 2009

PENSAMENTO AO LIMITE


OBRA DE NUNO RAMOS LEVA PENSAMENTO AO LIMITE
Acho que é sobre a morte, pensei num lapso, como se pudesse dizer em uma palavra o irresumível. Acho também que é sobre estar atento. A atenção do olhar do autor artista plástico é das coisas que mais me impressionam no livro. Atenção distraída. Morte e atenção são, em suas amplitudes, características de quase tudo. Morte não como um fim, mas como um processo. Nuno Ramos é atento e cuidadoso como aquele que não tem pressa, embora o peso da desintegração o empurre. Sem pressa no olhar nem no pensamento. O plano é eu dizer alguma coisa com o corpo ainda pulsando as vontades que o livro, Ó (Iluminuras, 289 pags., R$44,00), me provocou.

Acho que há uma busca por um tempo exato das transições, tive a sensação de que, em cada texto, Nuno leva um fio de pensamento até o limite, onde uma fronteira tenha se desenhado sem ter sido anunciada. O texto preenche de idéia um pedaço de espaço, devagar, até o instante em que a forma está pronta. A maioria dos textos do livro têm títulos compostos – “galinhas, justiça”, por exemplo. As palavras enchem grão a grão a idéia galinha, o enunciador conta da impressão que lhe causam as aves quando presas em gaiolas. A idéia deriva e expande até que uma forma compacta e detalhada esteja posta.

Mas ainda há mais idéia. Um grão cai no texto. Não cabe mais em galinha. Escapa no tempo certo para então começar a idéia justiça. Lembrei agora da naturalidade com que alguns palhaços tomam tombos. Ou continuam em pé. Um palhaço caminha em direção a um buraco, sorrindo. Está distraído com a bola vermelha que carrega nos braços. Anda trôpego, calças largas, gravata borboleta, um catavento no chapéu. Assopra o cabelo de lã, mas os fios voltam a cobrir os olhos. Cordas coloridas pendem do teto, atravessam o picadeiro como cipós e insistem em desviar do homem.

No outro lado do palco, uma tábua se desloca devagar perto do chão. O palhaço dá seu último passo antes de desabar, um pé no ar sobre o abismo. A tábua se aproxima, cobre o buraco sob o sapato enorme. Um acidente ao avesso. No passo seguinte, o palhaço deixa a tábua, caminha em uma direção diferente da primeira, o buraco para trás. Ele não viu. A tábua continua a se mover. Uma cratera separa o palhaço do lugar onde ele estava dois segundos antes.

Borges contava a vida de um místico sueco, Swedenborg. Eu estava na praia, com o livro nas mãos. Fascinado com uma dúvida – se o que ele dizia era ficção e ele me enganava, eu alternava o olhar entre o livro e o corpo das pessoas embaixo do sol, aquela evidência da realidade perto de mim. Parece que Swedenborg existiu. Ali, Borges foi o avesso do que foi em Ficções, ensaio com aparência de conto. Ou o que seja. Sob muitos aspectos, a dúvida é tão possível e válida quanto a resposta é desnecessária.

O palhaço vai saindo do palco. As pessoas riem, não todas, quase fecham os olhos devido aos espasmos musculares. Alguém ainda presta atenção, mordendo forte. Aguarda, pensa. Evita o riso para enxergar o último detalhe, se houver algum.

Contos ou ensaios. Sem responder, localizo, no universo, um ponto de dúvida. Ó, o livro, constrói-se no percurso, com a marcha do mostrar. Não pergunta como quem quer resolver um problema, mas com atenção de quem quer vida, tocar a matéria e pensar, antes que acabe. Acho que é sobre ter que ser outra coisa para afirmar alguma

3 comentários:

  1. Saudações Natalinas!
    Amigo Ivandro,
    Que Post Fantástico!
    Um texto bem fundamentado ao que percebi, trata-se dum uma obra indispensável para o nosso dia a dia.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. IVANDRO:

    Post Excelente ... !!!

    já me recomendaram esta obra, com certeza irei adquiri-la, ainda mais agora, após ter a oportunidade, após o seu Post, de certificar-me ainda mais de seu enorme valor, como bem afirmou o amigo LISON, acima, em seu comentário.

    Indispensável para o nosso dia a dia.

    Parabéns pelo Post e obrigado pela recomendação.

    Grande abraço, otimo sábado e fique na PAZ .. !!

    Sempre .. !!

    De seu amigo,

    LUIZ GNZ

    Alphaville - Barueri - SP - Brasil

    ResponderExcluir
  3. Ivandro, lembro tanto de vc, que saudades... as ultimas vezes que lhe procurei, nao respondeu, espero que esteja bem, querido amigo.

    Gostei muito do que eu li, eu não conhecia a obra. Assim, com postagens como a sua, vou enriquecendo minha vida, aprendendo coisas novas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

  • Leia também: