Seguidores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chefs ensinam a preparar uma omelete em dois minutos


Quer ver um chef escolado gaguejar? Basta pedir para ele explicar, ao telefone, como fazer uma omelete perfeita. "É o prato mais simples, mas é o mais difícil de explicar", justifica o chef Amilcar Azevedo, do restaurante Nou.

Faça em casa a receita de churro da Adega Santiago
No Dia da Cachaça, aprenda a fazer a caipirinha perfeita

Versátil ao extremo e acessível a todas as mesas, a omelete aceitou ao longo do tempo variações mil. Mas os chefs são unânimes ao ensinar que o tradicional leva apenas sal e pimenta do reino como tempero. Outros ingredientes entram no preparo apenas para alterar a consistência. "Você pode colocar creme de leite ou leite se quiser ele mais molinho ou farinha se quiser mais durinho", ensina Azevedo.

Para servir uma pessoa, três ovos devem ser batidos com um garfo. Para a fritura dos ovos, o chef do Nou recomenda o uso de uma frigideira antiaderente mais grossa. "Ela não vai esfriar quando você jogar os ovos e a omelete vai ficar pronta mais rápida". Dessa forma, uma omelete vai demorar entre um minuto e meio e dois minutos para ir para a mesa.

Divulgação

Omelete com queijo gruyère e ervas frescas do Nou

Mãos à obra

Para Amilcar Azevedo, o ideal é fritar os ovos em manteiga. Com a frigideira quente, jogue os ovos e espere que ele cozinhe um pouco. Em seguida, com uma espátula, faça pequenas dobras de cerca de três centímetros, empurrando as partes mais cozidas para o canto da frigideira até que a omelete esteja toda cozida por igual.

Já para o chef Chico Ferreira, do Le Jazz, a omelete tradicional precisa ter duas consistências diferentes e ser finalizada dobrada ao meio ainda úmido por dentro.

Invente

Se a ideia é escapar do simples, a omelete, por ser um prato neutro, convida a misturas criativas. "O mais legal da omelete é que é um prato que você pode fazer com o que tiver na geladeira", diz Azevedo.

Para experimentar, ele sugere o queijo gruyère por ser macio e de fácil derretimento. "Ele vai aparecer em cada mordida que você der na omelete", explica. Para sofisticar o prato, cogumelos ou queijos mais vigorosos como gorgonzola ou taleggio. No menu do Nou, a opção é omelete com gruyère e ervas frescas.

"Pratos com ovos fazem parte de todas as culturas e com a omelete dá para transitar bastante entre elas", convida Chico Ferreira. "Com presunto e mussarela fica mais para o italiano, dá também para fazer com bacalhau e azeitonas e deixar mais português", exemplifica.

Um comentário:

  1. Até que não sou muito ruim na cozinha, mas o omelete, tenho a maior dificuldade de preparar. Vou seguir algumas dicas daqui e ver no que vai dar.
    Abração

    ResponderExcluir

  • Leia também: