Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Muita luz durante a noite engorda, revela estudo

Ficar exposto durante a noite a uma luminosidade persistente leva a um aumento do peso, inclusive sem comer mais ou fazer mais atividade física, revela um estudo realizado com camundongos nos Estados Unidos.

"Apesar de não haver nenhuma diferença no grau de atividade física ou na quantidade de comida consumida cotidianamente, os ratos que viveram com luz durante o ciclo noturno engordaram mais que os outros", observou Laura Fonken, pesquisadora de neurologia da Universidade de Ohio (norte), principal autora do estudo publicado na edição on-line dos Anais da Academia Nacional Americana de Ciências.

Os pesquisadores constataram que os ratos submetidos a uma luz fraca durante a noite por oito semanas tinha, ao final desse período, um índice de massa corporal cerca de 50% superior que ao daqueles que viveram um ciclo noturno normal.

Dos ratos submetidos a uma luminosidade constante durante a noite, mas com acesso à comida somente durante as horas normais do dia, nenhum ganhou peso.

Os roedores que puderam comer no momento em queriam durante o ciclo de 24 horas de luz contínua ganharam muito mais peso, apesar de, no total, não terem ingerido mais comida que os animais de grupo de observação.

"Há algo na noite que, com a luz, faz com que os ratos comam em horas inadequadas, o que faz com que não metabolizem direito sua comida", explicou Randy Nelson, professor de neurologia e psicologia da Universidade de Ohio e co-autor do estudo.

"Se estas observações se confirmarem nos humanos, leva a pensar que comer tarde da noite pode representar um risco particular de obesidade", acrescentou o professor.

4 comentários:

  1. Oi, isso é muito interessante. Uma vez conversando com a minha irmã, que é professora de educação física,ela me falou que não é bom comer altas horas da noite porque o nosso fígado "dorme" durante a noite. Estar exposto à luz pode significar que estamos despertos enquanto deveríamos estar dormindo. Isso deve mexer com o metabolismo mesmo...

    ResponderExcluir
  2. mas bah naum sabia disso
    é bem estranho mesmo
    como as coisas interferm em nos
    e nos nem imaginamos as vezes

    bjim guri

    ResponderExcluir
  3. Olá !!!

    Muito interessante o texto !!!
    Não sabia que isso poderia acontecer e afetar nosso metabolismo !
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir

  • Leia também: