Seguidores

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O cavalinho encilhado da oportunidade.


Acabei de ler um provérbio. Já contei aqui que sempre que acho provérbios num canto de jornal recorto-os e guardo. Tenho caixas cheias de frases, citações, aforismos, essas coisas. O provérbio que acabei de ler dizia que…

Quem espera sempre alcança

Acho que o sujeito que pensou esse provérbio bebeu, deve ter bebido além da conta e deixou-nos essa bobagem. Bobagem sim.

O provérbio, o aforismo, chame-o como quiser, está incompleto. Se alguém me vier dizer que quem luta, não esmorece, crê e persevera chega à realização do seu sonho, não discuto. Estendo-lhe a mão, é isso mesmo.

Mas só esperar não produz resultados. Os “milagres” só ocorrem diante da fé conjugada à ação. Sem ação, nada feito. No caso dos milagres, ainda que o sujeito pense que não agiu, agiu. Não raro, nossas ações são levadas adiante de modo inadvertido, inconsciente…

Mas sentar-se numa cadeira e crer, apenas crer, leva o sujeito ao cansaço e ao enfado. Talvez seja por isso que muitos são aconselhados a esperar sentados… É que muita gente só espera, não age.

O diacho é que o que mais vejo pelos corredores, pelas esquinas, pelas salas de aula, botecos e casas grã-finas é gente desanimada, sem graça, sem esperança, sem anelos. A maioria dos que nos cercam é de pífios, pessoas sem combate, sem ânimo, sem alma, sem fé pessoal.

E se digo que os sonhos, sejam quais forem, podem ser realizados, a razão é simples: ninguém é tão obtuso ao ponto de sonhar com o impossível. O seu sonho, já disse miríade de vezes aqui, pode ser difícil de realização, quase impossível mesmo, mas o “quase” está do lado de cá do possível.

Então, é crer, preparar-se cada vez mais, isto é, qualificar-se e esperar. Aí, sim, esperar. Mas esperar pelo resultado da luta, não pelo simples esperar. Só esperar é de uma tolice tão sem fronteiras que sai do normal e vai ao patológico. Sempre nos vai cruzar o caminho o cavalinho encilhado da oportunidade.

Mas é claro que nesse momento precisaremos estar prontos para o salto. Quem se prepara, quem estuda, se qualifica e luta, ah, pode esperar, a chance lhe vai bater à porta.

Mas não se iluda, o que mais anda por aí, e entre os jovens, o que é pior, é gente desanimada. Desses, fique longe. São contagiosos quando não somos firmes na obstinação da certeza pela realização dos nossos sonhos.

2 comentários:

  1. Ola querido Amigo!
    Amei sua postagem!
    Com certeza Fé é seguida de ação,se não for não adianta nada!
    E quem não tem ou não age,sempre arruma uma forma de desanimar quem esta ao lado!
    A vida tem eco,temos que ter cuidado com que emitimos para ela!
    Parabéns!
    Bjos querido!

    ResponderExcluir
  2. Ivandro concordo com você quando dizes que: Sempre nos vai cruzar o caminho o cavalinho encilhado da oportunidade.
    Mas é claro que nesse momento precisaremos estar prontos para o salto. Quem se prepara, quem estuda, se qualifica e luta, ah, pode esperar, a chance lhe vai bater à porta.

    ResponderExcluir

  • Leia também: