Seguidores

domingo, 5 de abril de 2009

Receita de riqueza

As fórmulas para ficar rico fazem-me lembrar receitas de bolo. Você passa a mesma receita para diversas pessoas e vai ter como resultado diversos bolos. Desde o bolo abatumado ao bolo que mais parece um pedaço de nuvem, o próprio céu.

Por que é assim se a receita foi a mesma a todos? Bolas, porque as pessoas são diferentes, diferentes sensibilidades, aptidões, disposições, tudo, tudo diferente. Duas pessoas comprando o mesmo livro de receitas farão dois bolos diferentes... Esse é o destino das receitas, das fórmulas.

Pronto, já coloquei a escada no devido lugar, agora vou subir ao assunto.

Acabo de ler uma receita para ficar rico, quem me a passou foi o Robert Kiyosaki, lembras dele? Isso mesmo, o autor do livro Pai Rico, Pai Pobre (Editora Campus). O Robert agora me passou a lição para ficar rico no livro a quatro mãos que ele escreveu com Donald Trump: Nós Queremos Que Você Fique Rico (Editora Campus). A receita é fácil, facílima, é lê-la e sair para a prova. Diz o Robert:

Às pessoas que estão no nada, mas querem ficar ricas, costumo sugerir que imaginem almejar a uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Depois de fixar essa meta, a questão seguinte é: em quais Olimpíadas na de inverno ou na de verão? Então a próxima questão será: em que modalidade? Você quer ser medalhista em arremesso de peso, pólo aquático, remo, esqui, snowboard, arremesso de martelo, ou tiro ao alvo? Escolhida a modalidade, estude, estude, estude, treine, treine, treine, contrate um técnico, participe de competições menores e dedique sua vida a vencer...

Bah, Robert, venho dizendo isso aqui faz tempo. Claro que todos entenderam a tua metáfora. A entrada de alguém num negócio, a decisão de um jovem por uma carreira, confunde-se muito com a vida de um atleta olímpico. O diacho é que muita gente quer atalhos, seja por meio de diplomas fajutos, como inúmeros dos diplomas brasileiros, as pós-graduações altamente contestáveis, os doutorados de teses "coladas", tudo, tudo sem vida, sem ânimo, sem foco, sem ardência no peito, sem as labaredas da paixão por uma arte, ciência, o que for.

Quem quiser ser alguém na vida ou ficar rico precisa de objetivo bem determinado, um planejamento cuidadoso, muita ação. Santo Deus, mas quantas vezes já disse isso aqui? É pouco, precisamos dizer mais, você, eu, o paizão que agora cruza os olhos por estas linhas, a mãe, os avós, os professores, todos.

Não basta querer, é preciso arder, consumir-se nas chamas da paixão. E aí seremos ricos, por dentro ou por fora.

5 comentários:

  1. eu acho que nao existe receita para enriquecer? voce pode ser filiar a um partido politico que grana ja começa a entrar...trafico de drogas - sabendo traficar voce enriquece - roubar - sabendo de quem roubar voce tambem enriquece - sou ateu mas tem uma passagem que diz no livro de cabeceira dos cristaos que fala: Jamais um rico entrara no reino dos ceus...é impossivel enriquecer sem prejudicar e mentir ao proximo - o resto é hipocrisia. - inventa que tu descobriu a cura do cancer e vende um remedio pela web. pronto.as coisas funcionam assim.

    ResponderExcluir
  2. É meu caro Ivandro me parece que o conselho do homem já caiu de maduro mas, de qqer forma, têm coisas que mesmos ditas e reditas não conseguem ser entendidas pela maioria.

    ResponderExcluir
  3. ficar rico não é simples mas a mente a fé ajuda e mto, dedicação em algo que se proponha a fazer e acreditar que o money virá

    ResponderExcluir
  4. Cara se vou ficar rico não seu! Mas que me enriqueci ao ler teu post aqui pode ter certeza! Costumo dizer que "todos têm uma receita pra gente ser feliz, só se esquecem que não são..." abraços! ps.: muito bom o post das estantes curiosas! antaços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivandro, eu também me enriqueci ao ler tua postagem.
    Na minha opinião, tudo dependo do conceito que cada um faz da riqueza.
    Alguns querem ter riqueza material enquanto outros querem riqueza espiritual ou moral.
    Tem gente que se acha a pessoa mais rica do mundo somente por ter uma família unida, filhos com saúde e um(a) esposo(a) que a ama.
    Enquanto outros já têm uma mansão com uma frota de carros, helicópteros e aviões e mesmo assim acham que não são ricos o suficiente.
    Acho que é por causa disso que as receitas para ficar rico funcionam diferentemente de uma pessoa para outra.
    Forte abraço,

    Luciano

    ResponderExcluir

  • Leia também: