Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2009

Felicidade é sinônimo de blindagem imunológica

Você sabia que o câncer é doença rara nos hospitais psiquiátricos? E sabia ainda que um apaixonado não cai em depressão? Fiquei sabendo disso quando ainda estudava Psicologia na PUC de Porto Alegre.
Muitos duvidam disso. Não vejo razão. O câncer é doença de múltiplas causas, e para muitos é também tomada como uma doença dos infelizes... É de pensar.
Os doentes mentais não se sabem doentes mentais. Um Napoleão de pátio de hospício não é um “louco”, é um Napoleão, um Napoleão dos pés à cabeça, com espada e mão sobre a barriga, enfiada por dentro do uniforme. No caso dos pacientes psiquiátricos, quem sofre não são eles, são os “normais” que os testemunham. Os pacientes são felizes...
E a depressão? É o que disse, jamais se viu um apaixonado cair em depressão. E não estou falando em apaixonados por uma pessoa, por Pedro ou Maria, nada disso. Falo dos apaixonados por alguma causa, seja ela qual for, por um ofício, arte, ideia, pela vida, enfim.
A depressão anda sendo definida como a doença da civilização moderna. Bobagem, sempre houve depressão na condição humana. Basta que a pessoa ande girando sobre si mesma, sem entusiasmo por nada, para se tornar vítima-paciente da depressão. E muitas vezes a pessoa pensa que está ligada no que faz, não está.
Quantos, por exemplo, trabalham só pelo salário? E antes que alguém salte da cadeira, indignado, indignada, e me perguntando por que outra razão alguém trabalharia, digo que aí está uma das razões da depressão. Já disse aqui à exaustão que quem trabalha só pelo salário, ganhe o que ganhar será sempre mal pago. E não se conversa mais sobre isso.
Também é verdade que a depressão que anda sendo diagnosticada com muita facilidade pode não passar de um equívoco. No caso, não seria mais que uma formidável e passageira tristeza a produzir infelicidade, tudo a partir de acumuladas frustrações. Vidinha sem sal, casamento sem tempero, vida profissional rotineira e sem horizontes, ausência de sonhos, de projetos, de vida, de tudo... Bah, não há como não cair em depressão.
Volto ao início, apaixonados jamais foram vistos tomando antidepressivos, não lhes sobra tempo para a depressão, nem razão que a alimente. De tudo o que foi conversado, leitor, sobra uma consolação: felicidade é vacina contra a depressão e o câncer. Muitos não creem nisso, sinto muito. Felicidade é sinônimo de blindagem imunológica, o vírus, qualquer vírus, pode circular no corpo mas não o abalará.
Apaixonados e felizes não adoecem.

7 comentários:

  1. Adorei o post. Exatamente o que eu penso. Na real a pessoa se deprime quando engole um sapo muito grande e difícil de engolir, qualquer que seja ele. Sábias palavras. Você é formado em psicologia?

    ResponderExcluir
  2. JÁ SABIA DESSA ESTUDEI MTO POR CONTA PROPRIA DEPOIS DO TRANSTORNO DO PANICO, DIZEM QUE AS DOENÇAS COMEÇAM NAS EMOÇÕES NÉ... SERÁ VERDADE?

    ResponderExcluir
  3. O nosso corpo fala, só que somos surdos na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito nisso, já observei vários casos.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Você já leu o artigo "procura-se amante"? O autor é um psiquiatra se não me engano, esse artigo fala sobre a necessidade de existir paixão na nossa vida pessoal, profissional, etc, como dizia Aristóteles:
    "Felicidade é ter o que fazer, ter algo que amar, e algo que esperar." Aristóteles
    Abraços,

    ResponderExcluir

  • Leia também: