Seguidores

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Brasil é um país míope

O Brasil é um país míope. Ou talvez seja estrábico, não sei bem, não sou oftalmologista. O que sei, sem um cílio de dúvida, é que o Brasil tem algum defeito na vista. Tem coisas que, por mais que se apertem os olhos, ninguém enxerga. Fica lá o elefante, no meio da sala, trombando na cristaleira, melancia pendurada no pescoço, uma banda militar tocando marchinha nas costas dele, e ninguém nem percebe. Elefante, que elefante? Não tem nada aqui não.E espera lá. Nem comece a me acusar de traição da pátria. ¿Ah, o sujeito vai morar na Califórnia e já vem olhando torto para nós que ficamos aqui trabalhando¿, você pode estar pensando. Não, nada disso. Eu estou é morrendo de saudade de vocês. E não estou aqui dizendo que o Brasil seja pior que o resto. O Brasil é míope (ou estrábico) mas não sei de país nenhum no mapa-múndi que esteja livre de algum problema na vista. Cada povo tem seus pontos cegos: aqueles defeitos horripilantes que ninguém vê, por mais que olhe. O que não significa que não devamos corrigir os nossos. Já ouviu falar em óculos?

Um dos maiores defeitos desse país é o jeito suicida e cruel pelo qual organizamos todo nosso sistema de educação. Vou resumir para você. Funciona assim: se você for rico, paga por uma escola boa no ensino fundamental; se for pobre, vai de graça para uma escola ruim. Aí, quando chega à faculdade, inverte. Os ricos têm faculdade boa de graça. Os pobres têm que pagar bem caro por uma faculdade ruim. Aí você reclama desse absurdo.

Assim não está certo. Vamos resolver. Que tal se os ricos, aqueles que podem, pagassem pela universidade? Vixe. Fala isso para ver o que acontece contigo. O país inteiro se mobiliza para defender o privilégio. Até o movimento estudantil, que teoricamente deveria estar interessado em democratizar a educação, em tornar as coisas mais justas, vai acusar você de querer ¿privatizar a educação¿. E assim a discussão fica paralisada, nada pode mudar.

Aí você vai olhar para a polícia brasileira. Implacável, violenta, assassina com os pobres. Submissa e corrupta com os ricos. E olha agora para a Justiça. Advogados no Brasil nem português falam. Falam uma outra língua, pontuada por palavras em latim.

Uma língua que os ricos entendem, e os pobres ficam boiando. Olha então para a imprensa brasileira: elitista, preconceituosa (quantos negros você viu em capas da revista ultimamente?), com mania de falar difícil para ser entendida só por meia dúzia. E a academia, a ¿intelectualidade¿, cheia de jargões, de termos incompreensíveis, de teses escritas para serem entendidas por quatro pessoas? E o governo? Complicado, burocrático, só funciona se você conhecer alguém que conhece alguém.

Para resumir: por quanto tempo mais a gente vai achar que é normal viver num país com poucos privilegiados e um caminhão de gente pisoteada? Por quanto tempo mais a gente vai fi ngir que não está enxergando?Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_281763.shtml

8 comentários:

  1. talvez o problemas não seja miopia,seja mesmo a vista grossa=eu vi,mas vou fingir que não é comigo...

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    Sou um admirador de seus textos,pois, você consegue com inteligência diversificar tantas mensagens que em muito desperta nossa consciência rumo ao eterno aprendizado..."O BRASIL É UM PAIS MIOPE" é um texto brilhante, foca uma realidade por que passa o nosso amado Brasil. E, em se tratando de MIOPIA política, pressupõe-SE POBREZA DE ESPÍRITO, que por vezes é fruto do sistema político vigentes...Assim, revendo meus arquivos de 1970 encontrei essa preciosidade:
    *Há pobres que são pobres porque não querem ser ricos.
    Há pobres que são pobres porque não conseguem ser ricos.
    Há pobres que são pobres porque não conseguem nem mesmo sonhar com o progresso.
    Há pobres que são pobres porque não conseguem trabalho.
    Há pobres que são pobres porque não querem trabalho.
    Há pobres que são pobres porque não conseguem nem mesmo pensar em trabalho.
    Há pobres que são pobres porque trabalham pouco.
    Há pobres que são pobres apesar de muito que trabalham.
    Há pobres que são pobres porque muito trabalham dentro de esquemas que pouco lhes retribuem.
    Há pobres que são pobres porque prezam mais a liberdade do que o cartão de ponto.
    Há pobres que são pobres porque prezam mais a calma do que conforto.
    Há pobres que são pobres porque lhes interessa mais o não compromisso que o dinheiro.
    Às vezes a pobreza é uma virtude.
    ÀS vezes a pobreza é um vício.
    Às vezes a pobreza é, pura e simplesmente, um sinal que ninguém muda porque não enfrenta.
    Por vezes a pobreza é fruto de MIOPIA DOS POBRES.
    Por vezes a pobreza É FRUTO DE MIOPIA DOS RICOS.
    POR VEZES A POBREZA É FRUTO DE MIOPIA DOS SISTEMAS POLÍTICOS E SOCIAIS VIGENTES.*Pe.Zezinho scj.
    Parabéns pelo seu belo Post!
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Ivandro,
    Achei o máximo "sem um cílio de dúvida"! Esta foi fantástica! E concordo com vc sobre a questão da educação que não é o único problema do país das inversões de valores!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, muito bom amigo!
    O Brasil é um país cego, surdo, mudo...

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. CONCORDO CONTIDO TBM NÃO ENTENDO NADA DE OLHOS MAS TEM MTO COISA CAMUFLADA POR UMA REALIDADE NADA BONITA POR AQUI

    ResponderExcluir
  6. Como diz o ditado "O pior cego é aquele que não quer ver "
    Eu achava que nosso problema era cegueira , mas agora acho que não é nem uma das alternativas a verdade é que falta de atitude.

    Valeu

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei o "sem um cílio de dúvida"

    Fingir que não enxerga é cômodo. Se enxergar vai ter que tomar uma atitude, então é melhor deixar como está.
    É por isso que estamos do jeito que estamos.
    Parabéns pelo texto.
    abs

    ResponderExcluir
  8. É um texto interessante ainda que eu tenha várias ressalvas ás coisas ditas mas é essa polêmica boa que eu gosto. Por exemplo, a polícia não é lá essas coisas mas o que tem de intelectual na imprensa defendendo bandido e direitos humanos não é brincadeira, enquanto o cidadão fica a ver navios e apanha da ladroagem entende?

    abraço amigo

    ResponderExcluir

  • Leia também: