Seguidores

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

se a vida lhes der um limão


Pessoas dengosas não vão longe na vida. São pessoas daquele tipo que se a vida lhes der um limão, choram pelo resto dos seus dias. Incapazes que são de transformar o limão em limonada. Ah, como é bom um ditado popular na hora certa, não é mesmo, leitora?
Bom, mas como dizia, pessoas dengosas não vão longe. Faz pouco, assisti a uma reportagem no telejornal Hoje, da Globo, sobre assédio moral no trabalho. Antes de mais nada, devo dizer que assédio moral é coisa dos tais dengosos de que falei. Mas há, também, um outro assédio, o assédio sexual.
Ora, se uma mulher é "cantada" pelo chefe — o que costuma, agora, ser chamado de assédio sexual — vamos devagar. Ou ela deixou a porta aberta para uma gracinha ou o chefe é um bestalhão que não vê limites nem se olha no espelho. Fácil de cortar esse barato pela raiz. Basta que a mulher faça uma troça qualquer, tire de letra o "assédio" ou diga na lata: "Ah, sai para lá, fulano, sem essa, pensas o quê?". Tudo numa boa, olho no olho, e o cara some. O diacho é que as mulheres não sabem como os homens são frouxos, umas bonecas. Parecem fortes, conquistadores, viris, nada. São frouxos e atrevidos unicamente porque não costumam ser enfrentados.
Mas estou indo longe e ainda não falei do que vi no Hoje, da Globo. Era uma mulher sem graça, um tipo visivelmente incompetente. Sim, dá para ver incompetência apenas pelos ares do rosto na TV, dá sim.
Essa mulher estava se queixando, e foi à Justiça se queixar, de assédio moral sofrido numa empresa de vendas onde trabalha. Como ela não atingia os resultados esperados pela direção da empresa, tinha, como todas as outras em casos semelhantes, que desfilar entre as mesas dos diversos vendedores usando um chapéu de papelão, daqueles pontudos que costumavam identificar alunos de mau aproveitamento escolar.
Mas isso é uma brincadeira, ao entrar na empresa todos são informados da brincadeira. Ela não é feita para humilhar, mas para tocar os brios da pessoa. Há quem, depois de ter "desfilado" na passarela do fracasso, tenha dado um salto para o sucesso.
A pessoa toma o limão das vendas baixas e faz, no próximo mês, uma limonada de boas vendas. Bendito assédio moral. Mas é como digo, os dengosos veem-se ofendidos por tudo. É que a incompetência faz aflorar a falsa sensibilidade.Os bravos, os heroicos, os retumbantes ao cair, levantam-se; ao fracassar juram recuperação. Já os parvos vão à Justiça. Esses tinham que ganhar era um chapeuzinho de bobocas da vida. E trocar de profissão, são uns frouxos.

4 comentários:

  1. Oi Ivandro,

    "Se a vida lhe der um limão faça uma limonada" ... é sem dúvida um excelente "lema" a seguir.

    É muito importante que pessoas saibam transformar "as coisas azedas da vida" em algo "saboroso" ou menos azedo.

    Abraço Amigo,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    Com um limão se faz uma limonada, e isso depende unicamente do candidato...Aproveito a oportunidade para lhe parabenizar pelas suas espetaculares mensagens...Em especial as que visam demontar a fantasia e a mediocridade!
    Seu texto é absolutamente magnífico!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Ivandro, cabe a cada um de nós transformarmos nossa vida.
    Um ótimo fim de semana.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Legal Ivandro , é isso aí mesmo..
    Até parece que virou moda agora ,tudo é motivo para processar e pedir indenização, querem culpar os outros, ou melhor 'cobrar",pela sua incompetencia, e seus erros.
    Hoje ainda também assisti em um telejornal, que um pai vai processar e pedir indenização por danos morais , a uma escola, por que, seu querido e bem educado filho , foi induzido por uma professora a pintar uma sala de aula que ele mesmo havia pichado.
    Realmente a professora foi muito rigorosa, pois o jovem teve que pintar mais seis salas de aula, além de ter sido humilhado na frente dos seus colegas...
    mas quem cometeu o maior erro? a professora que já não consegue mais ter domínio sobre as suas aulas, o aluno que agiu com extrema "burrice", ou os pais que só agora resolveram dar mais atenção as atitudes do filho.
    Quem deveria ser processados são eles, e também a eles deveria ser dada a punição de repintar o educandário.

    ResponderExcluir

  • Leia também: