Seguidores

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Saiba como funcionam os vírus que roubam senhas de banco


Disseminação

A maioria dos bankers pode ser considerada um “cavalo de troia”, ou seja, eles não se espalham sozinhos. Quem dissemina a praga é o próprio criador do vírus e, uma vez instalado no sistema da vítima, o código malicioso tentará apenas roubar as credenciais de acesso e não irá se espalhar para outros sistemas. Existem exceções: alguns desses vírus conseguem se espalhar por Orkut e MSN, por exemplo.

Mesmo que o vírus consiga se espalhar sozinho, ele precisa começar em algum lugar. Tudo geralmente começa em um e-mail, como a coluna mostrou anteriormente.
O vírus acima será chamado de “banker telegrama” por causa da isca utilizada pelos fraudadores. Essa tela de confirmação de download aparece assim que o internauta tenta acessar o link oferecido no e-mail malicioso. Nesse caso, o e-mail diz ser um telegrama. É possível verificar que o endereço do site não tem nenhuma relação com “telegrama”, mas o nome do arquivo, sim. Os criminosos também podem invadir algum site conhecido para infectar os visitantes. Isso já aconteceu com o site das operadoras Vivo e Oi e com o time de futebol São Paulo FC.

Neste final de semana, foi a vez do site da fabricante de bebidas AmBev sofrer um ataque. Quem visitou o site correu o risco de ver a mensagem na foto abaixo e, se clicasse em run, ser infectado. Essa praga será referida mais adiante como “banker applet” devido à técnica de contaminação usada – a janela intitulada “Security Warning” (“Aviso de Segurança”) pede a confirmação da execução de do que se chama de “applet”no jargão técnico, mas que é na verdade um programa quase normal. “Run” significa “rodar”ou “executar”. Ao dar um único clique em “run”, o internauta está efetivamente executando um software no PC que, nesse caso, é um vírus. Procurada pelo G1, a empresa se pronunciou via assessoria de imprensa. “A AmBev informa que a segurança de seus sites e servidores é constantemente monitorada e reforçada. Tão logo detectamos a ocorrência tomamos as medidas necessárias para solucioná-la, sem quaisquer outros desdobramentos."

Um ataque avançado poderia ter contaminado o computador de teste usado pela coluna sem a necessidade de autorizar o download, porque o sistema estava desatualizado e com diversas brechas de segurança passíveis de exploração. Mais adiante será possível ver outros deslizes técnicos dos golpistas.
Infecção

Foto: Reprodução
Arquivo tenta se disfarçar de programa da Adobe, mas não esconde o amadorismo: nem o ícone é foi falsificado. (Foto: Reprodução )
A grande maioria dos vírus brasileiros é muito simples: resumem-se a um ou dois arquivos no disco rígido, executados automaticamente quando o sistema é iniciado. Quem puder identificar os arquivos e apagá-los terá um sistema novamente limpo. Existem algumas pragas bem mais sofisticadas, mas não são muito comuns. No caso do Banker Telegrama, o vírus se instala numa pasta chamada “Adobe” em “Arquivos de Programas” com o nome “AcroRd32.scr”, numa clara tentativa de se passar pelo Adobe Reader (que tem exatamente o mesmo nome, mas com extensão “.exe” e fica em outra pasta). Mas os golpistas esqueceram de trocar o ícone. O ícone usado pelo vírus é padrão de aplicativos criados na linguagem de programação Delphi, muito utilizada pelos programadores brasileiros (tanto de softwares legítimos como vírus).

Foto: Reprodução
Banker se instalou dentro da pasta de sistema, usando nome de arquivo parecido com o do sistema operacional. (Foto: Reprodução )
Já o Banker do Applet foi mais cuidadoso: o arquivo malicioso copiou-se para a pasta “system”, dentro da pasta Windows. O nome de arquivo utilizado foi “wuaucldt.exe” – um 'd' a mais do que o arquivo legítimo do Windows 'wuauclt.exe', responsável pelas atualizações automáticas. O ícone também foi trocado para ser idêntico ao do arquivo do sistema operacional.
Roubo de dados
Depois que o vírus está alojado no PC, ele precisa roubar os dados do internauta de alguma forma. As técnicas são várias. Algumas pragas mais antigas fechavam o navegador web no acesso ao banco e abriam outro navegador, falso, que iria roubar os dados. Hoje, as técnicas mais comuns são o monitoramento da janela e o redirecionamento malicioso. Cada praga analisada pela coluna usou uma delas. No caso do redirecionamento, o que ocorre é uma alteração no arquivo 'hosts' do Windows. A função desse arquivo já foi explicada pela coluna. Ele permite que o usuário defina um endereço que será acessado quando um site for solicitado. O que a praga faz é associar endereços falsos aos sites de instituições financeiras. Quando um endereço de um banco é acessado, a vítima cai em uma página clonada. Esse acesso é visto e controlado pelos criminosos. Se o usuário realizar o login no serviço de internet banking pela página falsa, os dados da conta e a senha cairão nas mãos dos fraudadores. Aqui é possível perceber outros descuidos técnicos dos golpistas: o site clonado apresenta erros, como por exemplo de “página não encontrada”. A reportagem usa como exemplo a página clone do Banco do Brasil, mas esse vírus redireciona vários outros bancos, e todas as páginas clonadas têm problemas semelhantes.


Página inicial não é idêntica à do banco e vários links levam para erros 404 (“Página não encontrada”) (Foto: Reprodução)


Endereços são diferentes no site falso, que também não possui certificado SSL (o “cadeado”). (Foto: Reprodução)
O site falso também não possui certificado SSL, portanto não apresentou o “cadeado de segurança” que tanto é divulgado nas campanhas de segurança das instituições financeiras. Os criminosos poderiam ter incluído um cadeado falso sem grande dificuldade – o fato que não o fizeram mostra ou que são incompetentes ou que os usuários que caem nesses golpes não tomam as mínimas precauções contra fraudes on-line.

Foto: Reprodução
Vírus brasileiro bloqueia site de segurança mantido por colunista do G1 para impedir que internauta obtenha ajuda. (Foto: Reprodução)
Por outro lado, o vírus bloqueia – também com o arquivo hosts – sites técnicos e úteis, como o “virustotal.com”, usado para realizar exames antivírus, e o Linha Defensiva – página mantida por este colunista do G1. O banker do telegrama, por sua vez, silenciosamente monitora o acesso ao internet banking, capturando as informações e as enviando aos seus criadores. Em alguns casos, ele pode alterar as páginas dos bancos para solicitar informações que vão além do que normalmente é necessário para o acesso. Esse tipo de praga é mais complexo: o vírus tem 3,2 megabytes, contra apenas pouco mais de 400 KB do banker do Applet. Apesar do tamanho reduzido, o número de alvos é maior. A simplicidade dos roubos por meio de redirecionamento é atraente para os golpistas, que tem utilizado a técnica com uma frequência cada vez maior. Alguns especialistas em segurança se referem a esse tipo de ataque como “banhost”. Os termos 'Qhost' e 'pharming' também são usados.
Outros métodos
Os criminosos têm à sua disposição outras maneiras de roubar dados financeiros, como por exemplo a criação de páginas clonadas que apresentam formulários solicitando diretamente as informações do correntista. Esse tipo de golpe é muito comum no mundo todo, mas nem tanto no Brasil, onde muitas pragas digitais são desenvolvidas apenas para a realização de fraudes bancárias. A coluna de hoje buscou explicar apenas um tipo de golpe – o dos cavalos de troia.

2 comentários:

  1. Saudações!
    Amigo Ivandro,
    Excelente Post!
    Os esclarecimentos em tela é uma ajuda extraordinária e vai ao encontro de milhares de leitores que se utilizam dos serviços online, para transferências e ou pagamentos.
    Parabéns pelo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir

  • Leia também: