Seguidores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Na beira da praia com um livro na mão


Ir à praia e encontrar no calçadão o poeta Carlos Drummond de Andrade, o escritor Gabriel Garcia Marquez e o paranaense Dalton Trevisan.
Ir à praia e encontrar no calçadão o poeta Carlos Drummond de Andrade, o escritor Gabriel Garcia Marquez e o paranaense Dalton Trevisan. É esse encontro literário que a Secretaria de Estado da Cultura promove, pelo segundo ano consecutivo, durante o verão no litoral paranaense com o projeto Biblioteca na Areia.

Desta vez as bibliotecas foram instaladas dentro de ônibus especiais, preparados para receber cerca mil e duzentos livros para empréstimo gratuito. A estrutura total tem cerca de 60 metros quadrados com um grande toldo e mesas de leitura na parte de fora e no interior do veículo, num ambiente climatizado, os interessados podem escolher as obras do acervo que contempla grandes autores da literatura brasileira e internacional.

O projeto acontecem em Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Caiobá, totalizando quatro bibliotecas que ficarão abertas diariamente, das 10 às 19 horas, até o dia 21 de fevereiro. Na primeira temporada da Biblioteca na Areia, a população local e os veranistas de férias compareceram em grande número em cada uma das quatro bibliotecas. O movimento nas unidades foi permanente, com uma média de público de 200 pessoas por dia em cada biblioteca e com o empréstimo de 100 livros diários em cada uma.

O sistema de empréstimo é simples. Para emprestar o material, basta o interessado declarar seus dados pessoais, sem a necessidade da apresentação de um documento, para fazer um cadastro. Os empréstimos são gratuitos. Apesar da informalidade do sistema, no primeiro verão o índice de não-devolução foi menor do que 5% do acervo total, o que revela que os leitores respeitam o sistema de empréstimo gratuito de livros durante o verão.

Um comentário:

  1. Recebi esta notícia do boletim paranaense ontem a noite e achei sensacional.
    Projetos como esse, felizmente, têm brotado por todo Brasil.
    Parabéns aos organizadores.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

  • Leia também: