Seguidores

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Veneno Nosso de Cada Dia


Na tentativa de superar a raiva, a tristeza e a depressão, muitas pessoas fazem uso de substâncias modificadoras de comportamento, como o álcool, a cafeína e o tabaco – drogas socialmente aceitas, mas que causam sérios danos à saúde. Álcool, tabaco e cafeína: nossa sociedade tolera uma gama muito variada de estimulantes e substâncias que alteram o comportamento. Podemos denominá-las drogas, o mesmo termo usado para remédios, pois agem no corpo de maneira semelhante. As drogas de todos os tipos são conhecidas desde os primórdios da civilização: povos pré-históricos faziam cerveja e fermentavam a uva para as celebrações, mascavam folhas de plantas que lhes garantiam energia, fumavam ervas especiais e consumiam cogumelos alucinógenos que provocavam visões. Muitos tipos de produtos químicos têm um papel reconhecido nos costumes sociais atuais: costumamos tomar um cafezinho nos intervalos do trabalho e tradicionalmente tomamos uma taça de champanhe para celebrar um casamento.O uso de substâncias químicas como resposta aos julgamentos e atribuições de doenças como a depressão é hoje denominado “automedicação”. Em outras palavras, estamos dizendo: “Quero mudar como me sinto, para isso uso drogas socialmente aceitas, que estão ao alcance da mão em meu ambiente.” Dependendo de nosso contexto social ou cultural, essas “drogas socialmente aceitas” podem ser o vinho branco, cigarros, chocolates ou pílulas para dormir.

6 comentários:

  1. Creio que tudo que é consumido em excesso, se torna uma droga para o organismo, até o chocolate !!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Rê. Apesar de não fazer uso de bebida alcoolica, já ficou cientificamente provado que um copo de vinho durante a refeição, ajuda a manter a pessoa saudável. Os doces, não apenas o chocolate, comidos em excesso causam danos a saúde, mas se não comermos nenhum doce, podemos ter hipoglicemia, enfim, o que faz mal é o excesso e não a exceção.

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Ainda bem que eu não preciso de droga alguma para ver um elefante lilás,eu mesmo desenho hauauauha.
    Boa semana e visite meu blog tb!

    ResponderExcluir
  4. eu sou fumante e se livrar do cigarro é mto mais foda do que um bando de otário que divulga plhaçada por aí! tentei falhei agora mais alem quem sabe eu tente de novo.

    eu comecei brincar de beber aos 15 anos aos 17 eu já tava virando alcoolatra levantava de manhã tremendo por um gole, usei drogas tbm...
    mas em 2006 em julho parei com tudo porque cheguei a ver 29kg na balança devido a anorexia desde então eu superei 2 doenças e me restou uma, mas hoje não bebo nem me drogo mais e acho que na época que isso eram vicios eu joguei mto dinheiro fora e tempo porque na verdade qualquer droga ou estimulante só disfarça te levo por uns instantes pra uma felicidade inesxistente uma coisa artificial.
    não condeno quem usa e não consegue parar mas como antiga usuaria e hoje sem usar mais nada eu afirmo que é possivel parar e nunca mais voltar a usar.

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão nós estamos todos os dias consumindo produtos que fazem mal a saúde, isso parece que já faz parte da cultura do homem, mas aos poucos podemos mudar de comportamento fazendo do que você fez divulgando essa notícia

    ResponderExcluir
  6. Fumo há 27 anos e curiosamente fumo cada vez menos. Hoje, um maço dura para mim mais de 54 horas. Entrei nos remédios de tarja preta apenas e tão somente por causa da cachorrada que há na minha rua, que late o dia todo, principalmente de noite. Esta rua é um depósito de cachorros. Muitos nem sequer vêem a rua, pois seus donos se limitam a mantê-los presos e... ao relento, o que hoje, pelo que sei, é crime ambiental. Então, para dormir, sou obrigado a tomar essas porcarias de remédios, é claro, devidamente prescritos pelo meu psiquiatra, já que sofro de transtorno bipolar com tendência à depressão crônica. Já são 9 em 6 anos que vivo aqui. Meu pai morreu por causa da bebida. Além dele, conheci muitos, mas muitos que se foram por causa do álcool. E tudo começa com uma inocente cervejinha uma vez por semana...

    ResponderExcluir

  • Leia também: