Seguidores

domingo, 31 de maio de 2009

O homem é a única criatura que se recusa a ser o que é

Acabei de ler uma frase atribuída a Albert Camus. Muito interessante a frase. Mas é claro, e você sabe disso, preciso antes de falar da frase dar algumas voltas. Preciso dizer que a coisa aí fora, nas ruas, está de doer. Santo Deus, está difícil achar alguém "mais ou menos" bem ajustado. Muito difícil. Você conversa com um jovem, sujeito aí na casa dos 32, 33 anos, e de repente fica sabendo, ele mesmo conta, que está fazendo análise há um tempão.
Por que, Sacratíssimo, por quê? O sujeito é jovem, saudável, tem família, bom emprego, amigos, tudo, tudo mesmo, e faz análise... O que há?

Precisamos dizer aos nossos filhos, dizer enquanto são crianças, depois não vai adiantar mais, precisamos dizer que se cuidem, que abram o olho, que os amiguinhos podem de um momento para outro se tornar grandes problemas, para não dizer inimigos. E será inimigo o amigo que tenta para as drogas, para as orgias de todo tipo, etc etc. Hoje, por exemplo, faz "sucesso" na sala de aula o abobado que leva computadores, celulares que cantam, brinquedos eletrônicos de todo tipo, tudo, tudo bobagem de classe média estúpida. Óbvio que quem incentiva essa estupidez é o paizão, o bermudão otário que pensa que dando essas bobagens todas para os filhos os vai tornar admirados, coitados, trouxas.

E os bons alunos, os que estudam, são educados, gente, enfim, e esses o que é deles? Esses são as primeiras vítimas dos prevalecidos, dos que fazem bullying e tudo o mais que é de sobejo conhecido.

A sociedade está louca, louca varrida. Há uma ânsia coletiva por aparecer, por "ser", mas tudo por meios equivocados. Poucos, raros, são os que buscam pela excelsitude, seja no que for, essa notoriedade que é, sim, inerente à condição humana. Mas que o seja por algo de fato admirável.

Ah, sim, a frase. A frase do Albert Camus de que falei é esta:

O homem é a única criatura que se recusa a ser o que é.

Perfeita. Camus, aperte os cinco, você foi ótimo.

Essa de não querer ser o que se é, é o que está levando as pessoas mais cedo para a sepultura, senão à sepultura propriamente dita ao menos à sepultura dos ridículos. Toda pessoa que faz força para parecer o que não é, é infeliz. E aí vai precisar de análise, de ansiolíticos, antidepressivos etc etc. E os jovens, não tem como, caem nas drogas. Temos que dizer isso aos jovens, jovem que cai nas drogas acha-se uma droga. Os que se sentem seguros, por serem boas pessoas, não precisam de drogas. Todo viciado sente-se uma droga. E não lhes tiro a razão...

sábado, 30 de maio de 2009

Um exemplo de vida

Como uma imagem vale mais que palavras se você tem dias que esta triste ou desanimado de uma olhadinha aqui e pense um pouquinho como a vida é melhor do que você pensa.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

show de imagens

Existe algo melhor do que ver imagens bonitas que a gente olha e fica a pensar sobre como Deus é tão bom para nós pricipalmente quando estas belezas estão aqui perto da gente e daqueles que quiserem vir para passar alguns momentos de rara beleza Laguna apresenta diversas e lindas praias com destaque para a do Mar Grosso. A praia do GI e de Itapirubá destacam-se pelas dunas e preservação da natureza. O Farol de Santa Marta, localizado na Prainha do Farol, é considerado o maior das Américas e, mundialmente, o terceiro em alcance. A praia dos Molhes é o local favorito para a prática do surfe. Suas águas apresentam temperatura mais amena devido a corrente marítima do Atlântico Sul. Não raramente observam-se pinguins chegando as praias no outono e inverno. O Canal do Molhes ou Molhes é o local onde pescadores e Botos trabalham juntos na captura de peixes, especialmente a Tainha nos meses mais frios.

O mundo da imaginação






















Quando começamos a ler um livro nós começamos a imaginar aquilo que estamos lendo e ai como um filme mergulhamos nas palavras e nós começamos a criar os personagens e aventuras .





















quinta-feira, 28 de maio de 2009

Se pode enfiar o dedo no nariz e sair pelo olho



Essa imagem circula há vários anos pela internet e mostra um senhor enfiando o dedo no nariz com tanta força que este acaba saindo pelo olho.
A Rinotilexomania é o nome dado às pessoas que vivem enfiando o dedo no nariz para retirar a "caquinha" que há lá dentro.Talvez seja possível se enfiar o dedo através da narina até saltar pela orbita ocular, mas não é o caso dessa imagem. Analisando a foto podemos afirmar que ela foi forjada da seguinte maneira:

- Foram tiradas duas fotos na mesma posição. Uma com o dedo esticado e outra com o dedo encolhido;

- Na imagem que estava com o dedo esticado foi colado parte do rosto;

- Depois, foram feitos apenas alguns retoques digitais e pronto. Um dedo atravessando a narina.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O palavrão é agressão

Há quem diga que não é possível expressar-se adequadamente, em deteminadas situações, sem o emprego do palavrão. Por exemplo, ao dar uma martelada no próprio dedo ou ao sentir o impacto da porta do carro sobre o mesmo. É terrível. É muito difícil dizer apenas "ai". Quando isso acontece o palavrão surge num ápice de tempo, soberano, agressivo e mal humorado, como uma pedrada! E então, amaldiçoamos o momento, as circunstãncias e o próprio descuido.Mas, longe desses infelizes acontecimentos ou de situações momentãneas de contrariedade, não nos parece adequado o emprego desses termos. Nem mesmo nesses momentos de dor e repulsa, devemos aceitar essas manifestações agressivas. Observe que a grande maioria das pessoas que usam exageradamente o palavrão como forma de expressão, são pessoas violentas ou inseguras. É claro que há excessões, mas são, repito, excessões. Como exemplo, se separarmos dois grupos de 50 pessoas, sendo um que fale muito palavrão e o outro que não fale em hipótese alguma, veremos que o grupo que fala é o grupo com o maior número de pessoas violentas. De um modo geral, as pessoas que têm um melhor nível cultural falam menos palavrão e são menos violentas. As estatísticas provam isso. Isto evidencia o fato de que o palavrão é característica predominante de pessoas desviadas do caminho do bom senso, o qual aprimora e humaniza as pessoas como faz a moral cristã, por exemplo, que influencia fortemente o mundo ocidental. Como diz a Bíblia: "Por que da abundância do seu coração, fala a boca do homem".Voce precisa entender que quando procuramos sempre a palavra certa e nos preocupamos em ser claros e compreensíveis no que falamos, expressamos muito melhor nossos pensamentos e ideias. O cultivo desse hábito torna desnecessário o uao de palavras obscenas e melhora o nosso raciocínio, permitindo-nos uma compreensão melhor de tudo. Além do mais, não é pela palavra ríspida e feia que voce será ouvido e considerado. O palavrão é muleta e voce não é aleijado, portanto, voce não precisa dele.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Obama não precisou de cotas

Comentarista diz que cotas para negros em diversos setores da sociedade parte de um pressuposto inaceitável: a incapacidade. é uma tentativa de igualar os desiguais, desconsiderando que não existe desigualdade diante da liberdade. Vivemos em uma país democrático, e todos os que querem trabalhar e estudar têm mercado — desde que se qualifiquem.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Se a sua memória está fraca, tem que usar memória auxiliar

Os hormônios liberados pelo estresse têm impacto direto e negativo sobre a memória. A vida moderna prejudica a memória duplamente. Na correria diária, a pessoa tem pouco tempo para se concentrar e adquirir a memória, e também tem pouco tempo para consolidá-la, o que exige um sono tranqüilo. As pessoas se preocupam muito com o que está por vir e acabam não se ocupando daquilo que está acontecendo naquele momento - explica o cientista Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINNELS).

Para prevenir os lapsos de memória, os médicos recomendam manter o cérebro sempre ativo. Eles garantem que o hábito de leitura é fundamental.

- O hábito de ler vai tornar a pessoa mais resistente ao estresse. Se você tem disciplina de leitura, vai ter mais capacidade de manter o foco de atenção. Mas todo mundo tem seu limite - lembra Sidarta Ribeiro.

A leitura estimula quase todas as formas de memória ao mesmo tempo. É o maior exercício que existe. Usar a memória previne a falta de memória. As pessoas que lêem mais têm menos esquecimentos quando chegam à velhice. E, se têm Alzheimer, a doença é mais fraca e começa mais tarde. O brasileiro lê pouco, por isso, é um país sem memória - explica o neurofarmacologista Iván Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.A leitura estimula quase todas as formas de memória ao mesmo tempo. É o maior exercício que existe. Usar a memória previne a falta de memória. As pessoas que lêem mais têm menos esquecimentos quando chegam à velhice. E, se têm Alzheimer, a doença é mais fraca e começa mais tarde. O brasileiro lê pouco, por isso, é um país sem memória - explica o neurofarmacologista Iván Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Para dar uma mãozinha, a técnica de anotar os compromissos em uma agenda - ou num pedacinho de papel que seja - oferece bons resultados.

- É um recurso fundamental. Se a sua memória está fraca, tem que usar memória auxiliar - diz Sindarta Ribeiro.

sábado, 23 de maio de 2009

Melhores posições na cama

Escolha a posição que mais lhe agrada e tenha um bom sono sera que voçê consegue.




sexta-feira, 22 de maio de 2009

O artista de minha cidade "Pepinha"

Toda cidade tem tem um personagem que se destaca e aqui não podia ser diferente outros ja brilharam e agora a estrela é este uma figura conhecida pelos turistas e moradores em geral por sua alegria.


Um presente para quem gosta de ler pouco






















Voçê não gosta de ler muito,é daqueles que só lêem uma pedacinho de uma texto então seus problemas acabaram a foto que voçê esta vendo ali de uma caixa de fosforos na realidade é um pequeno livrinho que ja tem grande vendagem em todo o brasil com microcontos do escritor samir mesquita uma linguagem que tem os mesmos padrões do twitter,todos os microcontos têm no máximo 50 letras.
microconto mais famoso do mundo é do escritor guatemalteco Augusto Monterroso: “Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.” No Brasil, quem começou e acredito ser o grande nome é o Dalton Trevisan.
Outro exemplo é do escritor Ernest Hemingway: “For sale: baby shoes, never worn.” (Vende-se: sapatos de bebê, nunca usados.)?só isso o livro inteiro gostou então vire um leitor do genero.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

catadores do lixo” na construção de uma nova cultura

Os “catadores do lixo” despontam como atores indispensáveis; afinal, eles são os responsáveis pela separação e triagem do material que sai do lixo e que é vendido às indústrias de reciclagem. A partir daí, transforma-se em matéria-prima para novos produtos, poupando os recursos naturais. Reconhecer a diferença dos materiais que normalmente são jogados indiscriminadamente no lixo (como plásticos, vidros, papéis…) é imprescindível para a coleta racional e seletiva do lixo. Com essa atitude, o gesto cotidiano de descartar o lixo seletivamente e entregá-lo à reciclagem torna-se um fator importante na conservação do meio ambiente. Sob essa forma de percepção todos são agentes modificadores no processo de degradação ou conservação da natureza. Contudo a coleta seletiva não é habitual entre a população, muitas vezes pelo desconhecimento do processo e seus benefícios. Sendo assim, seria interessante destacar o papel do “catador” como disseminador de uma nova cultura e buscar analisar a sua própria consciência enquanto importante agente ambiental do meio social e um possível trabalhador que pode mudar a consciência de indivíduos alienados lutando pela autonomia de ser.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Como dar acessibilidade?

A expressão “acessibilidade”, presente em diversas áreas de atividade, tem também na informática um importante significado. Representa não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. Não é fácil, a princípio, avaliar a importância dessa temática associada à concepção de páginas para a web. Mas os dados W3C (Consórcio para a WEB) e WAI (Iniciativa para a Acessibilidade na Rede) apontam situações e características diversas que o usuário pode apresentar: 1. Incapacidade de ver, ouvir ou deslocar-se, ou grande dificuldade - quando não a impossibilidade - de interpretar certos tipos de informação. 2. Dificuldade visual para ler ou compreender textos. 3. Incapacidade para usar o teclado ou o mouse, ou não dispor deles. 4. Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas, ou uma ligação muito lenta à Internet. 5. Dificuldade para falar ou compreender, fluentemente, a língua em que o documento foi escrito. 6. Ocupação dos olhos, ouvidos ou mãos, por exemplo, ao volante a caminho do emprego, ou no trabalho em ambiente barulhento. 7. Desatualização, pelo uso de navegador com versão muito antiga, ou navegador completamente diferente dos habituais, ou por voz ou sistema operacional menos difundido. Essas diferentes situações e características precisam ser levadas em conta pelos criadores de conteúdo durante a concepção de uma página. Para ser realmente potencializador da acessibilidade, cada projeto de página deve proporcionar respostas simultâneas a vários grupos de incapacidade ou deficiência e, por extensão, ao universo de usuários da web. Os autores de páginas em HTML obtêm um maior domínio sobre as páginas criadas, por exemplo, com a utilização e divisão de folhas de estilo para controle de tipos de letra, e eliminação do elemento FONT. Assim, além de torná-las mais acessíveis a pessoas com problemas de visão, reduzem seu tempo de transferência, em benefício da totalidade dos usuários.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Felicidade é sinônimo de blindagem imunológica

Você sabia que o câncer é doença rara nos hospitais psiquiátricos? E sabia ainda que um apaixonado não cai em depressão? Fiquei sabendo disso quando ainda estudava Psicologia na PUC de Porto Alegre.
Muitos duvidam disso. Não vejo razão. O câncer é doença de múltiplas causas, e para muitos é também tomada como uma doença dos infelizes... É de pensar.
Os doentes mentais não se sabem doentes mentais. Um Napoleão de pátio de hospício não é um “louco”, é um Napoleão, um Napoleão dos pés à cabeça, com espada e mão sobre a barriga, enfiada por dentro do uniforme. No caso dos pacientes psiquiátricos, quem sofre não são eles, são os “normais” que os testemunham. Os pacientes são felizes...
E a depressão? É o que disse, jamais se viu um apaixonado cair em depressão. E não estou falando em apaixonados por uma pessoa, por Pedro ou Maria, nada disso. Falo dos apaixonados por alguma causa, seja ela qual for, por um ofício, arte, ideia, pela vida, enfim.
A depressão anda sendo definida como a doença da civilização moderna. Bobagem, sempre houve depressão na condição humana. Basta que a pessoa ande girando sobre si mesma, sem entusiasmo por nada, para se tornar vítima-paciente da depressão. E muitas vezes a pessoa pensa que está ligada no que faz, não está.
Quantos, por exemplo, trabalham só pelo salário? E antes que alguém salte da cadeira, indignado, indignada, e me perguntando por que outra razão alguém trabalharia, digo que aí está uma das razões da depressão. Já disse aqui à exaustão que quem trabalha só pelo salário, ganhe o que ganhar será sempre mal pago. E não se conversa mais sobre isso.
Também é verdade que a depressão que anda sendo diagnosticada com muita facilidade pode não passar de um equívoco. No caso, não seria mais que uma formidável e passageira tristeza a produzir infelicidade, tudo a partir de acumuladas frustrações. Vidinha sem sal, casamento sem tempero, vida profissional rotineira e sem horizontes, ausência de sonhos, de projetos, de vida, de tudo... Bah, não há como não cair em depressão.
Volto ao início, apaixonados jamais foram vistos tomando antidepressivos, não lhes sobra tempo para a depressão, nem razão que a alimente. De tudo o que foi conversado, leitor, sobra uma consolação: felicidade é vacina contra a depressão e o câncer. Muitos não creem nisso, sinto muito. Felicidade é sinônimo de blindagem imunológica, o vírus, qualquer vírus, pode circular no corpo mas não o abalará.
Apaixonados e felizes não adoecem.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A volta do Pequeno Príncipe

Enquanto o mundo lembrava em mais 80 milhões de exemplares - e em 160 línguas - o amor entre o principezinho de um planeta distante e a sua rosa, uma outra paixão que perpassava esta história ficou esquecida. Recentemente essa história foi contada em O amor do Pequeno Príncipe. O livro é uma compilação de cartas enviadas pelo autor de O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry, e uma mulher por quem se apaixonou logo antes de morrer. O episódio só se tornou público em novembro de 2007, por ocasião da venda de diversos documentos do autor que faziam parte da coleção do Museu de Cartas e Manuscritos, em Paris.

As cartas que o escritor e aviador escreveu à sua amada mostram que muito havia em comum entre o autor e seu personagem. As comparações são feitas pelo próprio Exupéry, que assina suas mensagens ilustradas como O Pequeno Príncipe. A correspondência revela um homem que, assim como seu personagem, é sensível, reflexivo e um pouco deprimido quando está distante do objeto de seu amor.

Dela pouco se sabe. Tudo o que se pôde ter certeza a respeito de sua identidade é que era uma jovem de 23 anos, nascida no leste da França, casada e oficial da Cruz Vermelha. Exupéry a conheceu no trem, em março de 1943, quando ia da cidade de Oran a Argel, na Argélia, a serviço da aeronáutica francesa. Foi amor à primeira vista. Os documentos sugerem que, de então até sua morte, eles mantiveram um relacionamento. Mas indicam também que esta foi uma paixão que o fez sofrer.

Em um dos trechos do livro ele até a acusa de matar o Pequeno Príncipe. "Não há Pequeno Príncipe hoje e não haverá nunca mais. O Pequeno Príncipe morreu. Ou então tornou-se muito cético". Hoje as palavras parecem proféticas. Poucos dias depois, em 31 de julho de 1944, o escritor desapareceu a bordo de seu avião no Mediterrâneo. Nunca pôde ver o Pequeno Príncipe publicado em seu país Natal... nem ver sua amada misteriosa novamente.

O livro saiu do acervo museu francês e foi direto para a lista de best-sellers. No Brasil, estava entre os mais vendidos já na primeira semana. O segredo desta volta de sucesso do Pequeno Príncipe (se é que algum dia ele chegou a partir) é o talento inexplicável de Saint-Exupéry, que transbordou de paixão cada linha de sua obra. Um escritor que sabia muito bem uma lição importante que registrou neste novo livro: "Os contos de fada são assim. Uma manhã, a gente acorda e diz: 'era só um conto de fadas...' E a gente sorri de si mesmo. Mas, no fundo, não estamos sorrindo. Sabemos muito bem que os contos de fadas são a única verdade da vida."

sábado, 16 de maio de 2009

Pesca com auxilio dos botos

Nesta época do ano, em que se dá a temporada de tainhas, é que a parceria entre homem e animal fica em evidência
Botos ajudam pescadores de Laguna (SC) a encher a rede de peixes. Os animais cercam os cardumes e dão sinal para que as tarrafas sejam jogadas na água.


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Solte o pensador que sempre existiu em voçê

Solte o pensador que sempre existiu em voçê Os "Pensadores principiantes": Nesses casos, o pensador aparece timidamente quando a lua está cheia ou quando os copos estão vazios. O 'pensador interior' é visto como um profeta: acredita-se nele sem nunca se ter visto!
"Para o mundo todo podes ser apenas uma pessoa, mas para uma pessoa podes ser o mundo todo."


"Não chores porque acabou, sorri porque aconteceu."


"Faz de ti uma pessoa melhor e procura conhecer-te antes de procurares conhecer outra pessoa e esperares que ela saiba quem tu és."


"Quando as nuvens passam por cima das nossas cabeças e olham cá para baixo devem se fartar de rir!"


"Por vezes, é preciso ficar calado para ser ouvido."

"Reconhecer a sua falta de talento é a maior prova de génio."

"Em todo o cume, está-se sempre à beira do abismo."

"Um ponto de exclamação cansado é um ponto de interrogação."


"Se não obtiveres o que amas, acabarás por amar o que obténs."

"O incerto é a nossa única certeza."

"O maior defeito é considerar-se perfeito."


"Leva um minuto para conhecer uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas mais do que uma vida inteira para esquecê-la."


"Se o teu ideal é a liberdade porque é que te prendes a um cigarro?"


"As mulheres são como o vinho: com o passar dos anos umas refinam o sabor, outras azedam! As que azedam é por falta de rolha!"

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A diferença que muda o mundo

Há mais de dois séculos, o grande pensador alemão Goethe disse que quando nós realmente nos comprometemos com uma decisão, o Universo inteiro conspira para que dê certo. Se você quer fazer a diferença, para valer, então dará certo!
Fazer a diferença" é dar aquela contribuição única, no momento certo, que gera os resultados esperados. Em uma reunião de negociação, as pessoas caminham para um impasse. As condições oferecidas pelos compradores são inaceitáveis pelos vendedores, que vão perder dinheiro no curto prazo. Naquele momento, você apresenta um argumento que compensa a pequena perda imediata, com ganhos substanciais no médio prazo. Fica claro que aquela é a melhor solução para todos. A negociação entra num estágio de "ganha – ganha" e logo o contrato está assinado. Naquele momento, sua iniciativa e visão ampliada fizeram a diferença.Num trabalho comunitário, por exemplo servindo refeições, a fila está enorme, as pessoas estão reclamando, os que servem estão desorganizados e perdidos. Aí entra você e com poucas palavras e muita competência, encoraja os colaboradores e rapidamente organiza tudo, acabando com as filas e garantindo que cada um tenha sua refeição. Você causou encantamento. Naquele momento, só você tinha a competência para resolver aquela situação. Uma ação era necessária e você não se omitiu. Você disse as palavras de estímulo que incentivaram cada um a dar o melhor de si. Você orientou sobre quem faz o que e em que seqüência. Naquele momento você fez a diferença.Quem não faz diferença passa desapercebido, talvez não atrapalhe, mas com certeza não contribui. Quem não faz diferença é apenas um rosto oculto e enevoado no meio de uma multidão de desconhecidos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Símbolos de status

Símbolos de status diga lá um?É alguma coisa que quando usada leve os outros a pensar que o usuário está bem de vida..você pensou carro do ano?Não é símbolo de status social,Não é foi.Hoje qualquer assalariado endivida-se até o pescoço mais sai da loja com o carro do ano.A maioria dos que conheço faz isso.Então o carro novo não vale.Não é símbolo de status.Telefone celular,pensou,Qualquer pedreiro desempregado anda com celular na cintura.Não vale,Também.Viagem á disney? Também não.Aliás a maioria dos pais que não pagam a mensalidade da escola dos filhos,manda-os á disney.Então uma boa casa, ai a coisa tem um certo sentido,uma boa casa pode ser símbolo de status mas é preciso ver como foi obtitida essa casa.Se isso for feito vamos logo descobrir que tem gente morando onde não devia.
Encurtando a conversa não há mais símbolos de status que possam ser exibidos por fora.Qualquer copeira tem TV de 37 polegadas,parabólica. Isso tudo não é mais diferenciador social. foi não é mais desde de que inventaram o crediário, o cheque especial,e desde que a maioria perdeu a vergonha para passar a mão no que é dos outros ou do estado,que nada disso tem mais valor de símbolo de conquistas pessoais.
O que de fato é símbolo de statuas é a capacidade intelectual,o que esta na cabeça,por esforço,por tempo dedicado ao crescimento pessoal,por ética e por princípios,sim,isso é o símbolo de status.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Microsoft testa 'relógio mágico de Harry Potter'

Cientistas da Microsoft desenvolveram um aparelho que monitora a posição de pessoas em uma família, através do sinal do telefone celular de cada um, e apresenta os dados em um mapa digital.
O Whereabouts Clock (ou Relógio de Paradeiros, em português), do tamanho de um porta-retrato, é um mapa digital com três categorias: "trabalho", "escola" e "casa". Pequenos ícones com a foto de cada familiar mostram onde cada um está em cada momento.
O aparelho é semelhante a um relógio mágico descrito na série de livros Harry Potter, da escritora britânica J.K. Rowling. Nos livros, os pais de Ron Weasley, amigo de Potter, possuem um relógio em que cada ponteiro representa um integrante da família. O relógio aponta para os locais onde cada um está a cada momento - como trabalho e escola.
O projeto foi desenvolvido por cientistas que trabalham na Microsoft Research, braço de pesquisa da empresa de softwares, em Cambridge, na Grã-Bretanha. Um protótipo foi testado com sucesso em cinco casas próximas ao laboratório da Microsoft Research de Cambridge.
O objetivo do aparelho, segundo a pesquisadora do núcleo de pesquisas sócio-digitais, Abigail Sellen, é ajudar no planejamento do dia-a-dia das famílias.
"Nós estávamos pensando em como reduzir os milhares de telefonemas que cada integrante de uma família faz entre si dizendo 'vou me atrasar', 'estou no trânsito' ou 'estarei em casa em dez minutos'", disse Sellen à BBC Brasil.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como ter quinze minutos de fama.

Não foi shakespeare quem pela primeira vez usou a consagrada inquietação humana,ser ou não ser.Foi Adão,no paraíso.De lá para cá,todos os dias,todos nós repetimos a questão:vale ou não vale,faço ou não faço,ser ou não ser.Ser quê? Pois estou querendo acreditar que ser qualquer coisa parece que é isso o que as pessoas andam buscando.São aqueles tais 15 segundos ou minutos de fama.Não é possível que os jovens estejam votando pelo escândalo e não pelo sonho,pela arruaça e não pelo ser através do saber.Meninas não querem mais ser professoras,nem mesmo no sentido figurado,o querem é tirar as roupas - íntimas,é claro - e posar de modelos.Modelos de quê? De indecência,de falta de pudor,de perda absoluta e irrecuperável da vergonha?Sem duvida .Nos lupanares os orgíacos perguntam á bailarina quanto lhe vai custar a noite de amor.
Hoje se faz isso perguntando quanto queres de cachê para seres uma capa...pelada.Sem pejo.Vale tudo,não importa a escada,o que importa é subir.Subir descendo?
Quem está em casa,sem instrução,sem educação familiar,sem um credo existencial saudável,o que mais pode esperar da vida senão a fama dos vulgares.

sábado, 9 de maio de 2009

Como divulgar o blog 35 lugares

Como divulgar o blog 35 lugares esta é uma forma que faz seu blog aumentar o numero de visitantes que poderão gostar e virar seguidores e comentaristas .Hoje em dia toda dica neste sentido vai dar uma ajuda então vamos parar de papo e dar logo a lista darei os nomes ai voçê procura no google e se cadastra nós locais.
1º)Facebook,
2º)twitter
3º)Dihitt,
4º)Via 6,
5º)Diga cultura,
6º)Yoomp,
7º)myblolog,
8º)central blog,
9º)bloggeral,
10º)reddit,
11º)linkk,
12º)link to,
13º)blog da galaxia,
14º)myspace,
15º)domelhor,
16º)technorati
17º)total news,
18º)web sapiens,
19º)blogaréa,
20º)mega facil,
21º)dignow,
22º)feed search,
23º)blogcatalog,
24º)blogblogs,
25ºfriend feed,
26º)blog.com.pt,
27º)gostei,
28º)megalink,
29º)link loko,
30º)gafanhoto,
31º)linkou,
32º)temlink,
33ºl)ink ninja,
34º)digaki
35º)orkut
Sugiro a leitura do link 50 dicas para blogueiros iniciantes :http://blogdoivandro.blogspot.com/2009/05/50-dicas-para-blogueiros-iniciante.html

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Produtos de falsa aparência

Não há qualquer diferença entre um ser humano e um sabonete,sabe?aliás não há diferença entre um ser humano e qualquer produto industrializado.O "seo" João,ali da esquina,bem que pode ser comparado a um par de sapatos.Já explico.
É que todos nós,ao mesmo tempo,somos produto e vendedor.E um produto não pode ser jogado no mercado sem que alie duas virtudes:boa embalagem externa e boa qualidade interna.
O leitor quando sai para comprar um par de sapatos,faz o quê? Escolhe um sapato bonito e de qualidade,não é a qualidade intrínseca,aquela que só se vai conhecer depois de usar o produto.Pois o mesmo ocorre com as pessoas.Para que possamos ter o nosso produto humano consumido no mercado,isto é para que sejamos apreciados,queridos,desejados pelos outros,como qualquer produto industrializado precisamos de uma boa embalagem externa e de uma qualidade interna.Nossas roupas,cabelo,pele,sapatos,gestos,tudo enfim,faz parte da "embalagem" que vai atrair os consumidores,as pessoas a quem queremos"vender".
Mas o "consumidor" pode ser tapeado pela embalagem externa.O produto "interior" pode não estar de acordo com a estampa e daí resultam todos os problemas conhecidos.O que quero dizer é que o "produto humano" anda cuidadoso com a embalagem,mais falta qualidade interna.Essa qualidade passa pela educação,pela cortesia,pelos valores éticos,pela solidez do caráter e pela indispensável instrução.
Mas o que vemos? Vemos pessoas cuidando da "aparência e "vendendo" um mau produto humano,mau como marido,como irmão,como profissional,como gente,enfim.Estamos numa sociedade que fala muito de marketing comercial,mas que precisa,urgentemente,falar de marketing pessoal.E este,tal como o outro,visa a conquistar e manter simpatias,conquistar e manter boas relações com as pessoas.O pessoal anda esquecendo que de fato faz o sucesso do produto,não é o rótulo mas a qualidade interior

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Como fazer seu blog render cada vez mais.

Como fazer seu blog render cada vez mais; é quase comprovado atráves de índices e porcentagens , contadores de visitas e outros meios pelo qual é disposto para avaliação do resultados do nosso blog em números diariamente ou mensalmente ,e eu nas minhas avaliações constatei que os resultados tem mostrado que o crescimento do blog incógnito esta a cada dia melhorando. Todas as analises apontam para isso mais como conseguir resultados tão bons com um trabalho tão humilde.
Bom no livro o pequeno príncipe de Antoine de Saint - exupéry o príncipe onde a raposa diz a ele tu és responsável por aquele que cativa.
Assim construo meu blog cativando novas amizades com a seriedade de escrever ou postar sempre algo que possa servir para aqueles que me visitarem,e nós momentos que permanecerem aqui ser de alguma utilidade ou aprendizado.
No decorrer do tempo tenho conquistado novos amigos em diferentes redes sociais as qual cito;dihitt,rec6,diga cultura,linkk,gostei,total news etc e ainda redes de blogs como mybloglog,blogblogs,brasigo,yoomp.
São tantas fontes podia aqui relacionar o nome de pessoas que tem me ajudado a melhorar o meu blog o que seria uma grande lista é o que eu acho bom na blogosfera cada um quer ajudar o outro.
Sou uma pessoa que estou aberto as sugestões e criticas daqueles que vem no meu blog; atendendo ao pedido de uma de minhas leitoras mudei a cor de meu blog na minha opinião a sugestão dela iria ajudar as pessoas que tem problemas de visão a lerem melhor,diminui o numero de widgtes para ter uma menor poluição visual.
Acolhendo a cada pessoa que comenta que me visita vou aumentado a minha renda de amigos no mundo dos blogs, e agradeço a você que leu este artigo na minha visão o melhor não é ganhar dinheiro mais ter um texto que agrade e pessoas que me visitem se você discorda deixe suas opiniões.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Saiba como as pessoas agora estão fazendo para sobrar mais dinheiro nas suas casas.

Muitas pessoas estão se surpreendendo com os resultados que estão tendo na economia de suas casas e o dinheiro começa a sobrar cada vez mais através de coisas be m simples atitudes que podem representar uma grande mudança na vida economica de cada cidadão.
O primeiro passo para saber a eficiência de energia em toda a casa é descobrir que partes gastam mais energia. Uma medição da quantidade gasta apontará essas áreas da casa e poderá sugerir quais são as medidas adequadas para diminuir os custos. Aqui, dicas do Departamento de Energia dos Estados Unidos para economizar dinheiro e energia:

DICAS GERAIS
Use lâmpadas fluorescentes compactas
Desligue o computador quando não estiver em uso
Conecte equipamentos eletrônicos, como TVs e DVDs, em filtros de linha. Quando os aparelhos não estiverem em uso, desligue o filtro. Eletrônicos em modo stand-by consomem muitos watts de energia
Tome rápidos banhos no chuveiro em vez de encher a banheira Lave apenas grandes volumes de roupas e louça
Verifique o selo de qualidade de energia em equipamentos domésticos

MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA

Cheque o manual de instruções para verificar as recomendações para a temperatura da água. A maior parte de energia é utilizada para aquecê-la. Muitas máquinas têm elementos de aquecimento interno que permitem ajustar o aquecedor de água a uma temperatura mais baixa
Remova, sem enxaguar, pedaços de comida
Tenha certeza de que a máquina está cheia, mas não sobrecarregada, antes de ligar
Não use o modo "enxaguar" para apenas pouca louça. Para esse modo, a máquina utiliza de 3 a 7 galões de água quente
Deixe a louça secar sozinha. Se você não tem um botão automático de secagem à ar, desligue depois do enxágüe final e deixe a porta da máquina aberta

GELADEIRAS E FREEZERS
Procure por um refrigerador com controle automático de umidade. Esses modelos são construídos para prevenir acumulação de umidade na cabine exterior sem a necessidade de um aquecedor. Não é o mesmo que um aquecedor "anti-suor". Modelos com esse botão consomem de 5% a 10% mais energia do que refrigeradores com controle de umidade
Não deixe seu refrigerador muito gelado. É recomendável temperatura entre 6ºC a 3ºC para o compartimento de comida e -15ºC para o compartimento de freezer. Se você tem o freezer separado, para armazenar os alimentos a temperatura deve ser -18ºC
Para checar a temperatura, coloque um termômetro dentro de um copo de água no centro do refrigerador. Deixe-o por 24 horas e veja o resultado. Para medir a temperatura do freezer, coloque o termômetro entre os congelados. Leia o resultado depois de 24 horas
Certifique-se de que o selo da porta proteja o refrigerador do ar. Faça o teste fechando a porta colocando um pedaço de papel e deixe metade para fora. Se você conseguir puxar o pedaço facilmente, a porta do refrigerador talvez precise de ajustes
Não deixe líquidos e comidas destampados. Alimentos destampados soltam umidade, forçando o compressor

PARA A LAVANDERIA

Lave as roupas com água fria, utilizando detergentes específicos sempre que possível
Lave e seque grandes quantidades de roupa. Se a quantidade for pouca, utilize o nível de água adequado
Seque toalhas e tecidos pesados de algodão separados de roupas mais leves
Não seque excessivamente as roupas. Se sua máquina tem sensor de umidade, use-o
Limpe o filtro da máquina após cada lavagem para melhorar a circulação de ar
Use o ciclo refrescante para que as roupas sequem com os resíduos de calor restantes na máquina
Periodicamente inspecione sua máquina para se certificar de que ela não está bloqueada. Isso vai economizar energia e pode prevenir que ela pegue fogo
Sempre que possível, deixe as roupas secarem ao ar livre

AO DIRIGIR
O melhor jeito de aquecer um veículo é dirigi-lo. Não mais do que 30 segundos em marcha lenta é necessário para aquecê-lo no inverno. Mais do que isso, apenas gasta combustível e aumenta a emissão de poluentes
Dirija sensivelmente. Correr, acelerar rapidamente e frear bruscamente gasta mais gasolina
Use o ar-condicionado apenas quando realmente necessário
Evite dirigir com o carro muito pesado. Excesso de peso aumenta a quantidade de combustível utilizado por quilômetro rodado
Evite alta velocidade. Dirigir a 75 km/h em vez de 65 km/h pode impedir uma economia de 15% em combustível

terça-feira, 5 de maio de 2009

Como ser bacana na web: dicas para blogueiros

1- Gostou de um post? Retribua com um link
No mundo dos blogs, links são o melhor pagamento. Se você gostou de uma informação que encontrou em algum blog e decidiu postar no seu, faça a gentileza de oferecer um link para a fonte original. Não custa nada para você e ajuda muito o outro blogueiro.
2- Não peça a outros blogs para praticarem a “troca de links”
Se você gosta de um blog e deseja colocar um link para ele em seu blog, não peça nada em troca. Se ele gostar do seu, as chances são altíssimas de que ele também ofereça um link para você.
3- Não copie os textos de outros blogs
Textos de blogs, por menos pessoais que sejam, são de autoria do dono do blog. Nele, são expressadas a opinião desta pessoa. Ao copiar um texto sem mudar nada, você confunde o leitor e acaba perdendo a sua credibilidade. E você não quer isso, não é mesmo? Caso deseje mostrar o que o blogueiro escreveu, deixe claro que o texto é dele (usando aspas e indicando a fonte, por exemplo).
4- Responda os comentários e os e-mails enviados por seus leitores
É claro que não é necessário responder a todos mas, se algum leitor escreveu alguma coisa bacana para você ou tem alguma dúvida, responda. Afinal, se ele deixou um comentário ele deseja fazer uma comunicação com você e às vezes uma simples resposta vai significar muito mais do que você imagina. Palavra de leitora.
5- Tal escritor, tal leitor
O blog é seu e por isso você pode escrever o que der na telha, certo? Certíssimo. Entretanto, esteja preparado para as consequências. Se você constantemente fala mal sobre algumas coisas em seu blog ou talvez escreve coisas que sejam ofensivas a determinadas pessoas, você está automaticamente dando a liberdade para que os seus leitores façam o mesmo. O resultado disso pode ser crítico: uma legião de comentários ferozes (de leitores anônimos, sempre) e talvez até uma série de inimizades na web. Se você não liga para isso, maravilha. Caso contrário, tenha como mantra “Gentileza gera gentileza”
Estas dicas foram tiradas do blog:http://favoritos.wordpress.com/2007/09/06/como-ser-bacana-na-web-dicas-para-blogueiros/

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Não acredito!

Dia destes li uma frase que me fez esquentar a chapa do fogão. A frase estava num cantinho do jornal e dizia mais ou menos assim:
Cuide bem dos seus filhos porque na sua velhice serão eles quem vão escolher o asilo onde você vai viver.
Mais ou menos isso.
Sobre isso, digo apenas que filho que coloca pais em asilo não é filho, é bandido, é um canalha.
Pois acabo de ouvir uma novidade que me fez tossir. Foi num desses programas de fim de tarde na televisão. Ouvi um sujeito dizer de uma "moda" que anda se espalhando pela casa de muitos jovens da classe média. Só não fiquei sabendo se os patifes dos filhos, os articuladores da tal moda, fazem o que fazem apenas com mães viúvas ou se fazem com pai e mãe juntos, ao mesmo tempo. Isso não ficou claro. É o seguinte. A mãe encrenca com a filha, não a quer deixar sair para as orgias da noite... A mãe entesa:
— Não vai, não vai e pronto!
A filha fica furiosa e aplica um boa-noite cinderela na mãe. Esse boa-noite cinderela é muito usado nas baladas, nesses antros noturnos, que são todos, e costumam ser aplicados por homens em mulheres ingenuamente estúpidas. O sujeito vai passando a conversa na "ingênua", ela se distrai e ele coloca um sonífero no copo de bebida dela. A garota fica grogue ou cai no sono, e o sujeito pega a bolsa dela e cai fora. Muito comum esse golpe, e mais ainda com mulheres mais vividas, melhor é dizer mais velhas.
Agora fiquei sabendo que há filhas aplicando o boa-noite cinderela nos pais. Os pais caem no sono e as lindinhas caem na noite. Eu ainda estou duvidando, leitora. Não posso crer, não sem beber um gole, que alguém faça isso com os pais, com a velha e viúva mãe, não posso crer.
Ora bolas, se há filhos que "desovam" os pais em clínicas geriátricas ou asilos infecto-contagiosos, não vão aplicar um golpezinho de boa-noite cinderela...?
Alguém pode me dizer que esses filhos foram mal-educados, não foram formados pelos pais para serem pessoas de boa qualidade etc etc. Que nada, uma pessoa de bom caráter não comete esses crimes contras os pais, tenham os pais sido como fossem.
Ah, e ainda tem esta que acabo de ler num jornal, artigo de um psicólogo:
Os pais estão cada vez mais ausentes, principalmente o pai, que normalmente é quem dá os limites ao filho. Por natureza, as mulheres tendem a ser mais acolhedoras...
Isso também é verdade, mas nada justifica uma leviana dopar a mãe para cair nas orgias da noite. E depois voltar para casa com cara de santinha...

domingo, 3 de maio de 2009

50 Dicas Para Blogueiros Iniciante

Não tenha medo de postar alguma coisa desconhecida, que não tenha sido comentada em outros blogs, Seja diferente.
Não tenha medo de divulgar as fontes das informações mostradas nos seus posts, pois isto dará mais credibilidade ao seu blog.
Não tenha medo de ficar alguns dias sem postar, pois melhor não postar, do que postar algo que não interesse ao seu visitante.
Não fique com medo das criticas em comentários feitos em seu blog e evite apagados, pois as criticas devem servir para que você melhorar, e apaga-las não irá ter benefícios nenhum, pelo contrario, quem fez este comentário que você apagou não irá comentar de novo.
Não fique com vergonha de divulgar seu blog para seus amigos, pois eles são os leitores mais fieis.
Faça e Refaça os textos até conseguir algo que seja de fácil entendimento.
Leia com atenção e respeito todos os comentários.
Se a pessoa que comentou deixar alguma forma de contado como E-mail, Faça o possível para responder e agradece-lo pois se ele deixou esta forma de contato ele quer comunicar-se com você.
Não tenha medo de ser polémico.
Procure coletar o maior numero de informações possível sobre o assunto que você irá postar.
Escreva com paciência.
Não desista se seu blog tiver poucas visitas e comentários, pois você só ira alcançar um bom numero de visitação com o tempo.
Procure se informar com blogueiros experientes.
Comente os blogs que você achar interessante, pois do mesmo jeito que você gosta que comente os seus posts, os outros blogueiros também gostarão.
Não se engane , não ache que vai ficar rico com seu blog pois vai acabar se decepcionando.
Imagens demais só ião deixar seu blog mais pesado na hora de carregar, lembre-se que nem todos tem "Speed"
Cadastre sua noticias (desde que sejam novidades) em agregadores como Digg, eucurti, rec6, etc.
Pastagens mentirosas irão espantar visitas.
Disponibilize parte de seu tempo para seu blog.
Evite pastagens muito curtas que não traga nada de novo e sem conteúdo.
Se você for postar um assunto que já viu em outro blog, procure acrescentar algo amais, caso contrario isto caracterizara falta de criatividade(e volte ao item 2).
Se você não for bom em língua portuguesa como eu, procure um corretor ortográfico.(no word e googledocs ja vem integrado).
Não queira parecer um génio colocando palavras difíceis, quanto mais fácil o entendimento de seus posts melhor a experiência do internauta com seu blog.
O primeiro a falar de um assunto, merece todos os créditos, pois isto pode acontecer com você um dia.
Não tenha medo de errar pois é errando que se aprende.
Lembre-se que suas ideias podem ser bom ou mal interpretadas, e você tem que estar preparado(a) para isso.
O pior erro é ter medo de errar.
Aqui se faz, aqui se paga, Se você não deu credito ao verdadeiro "dono" da matéria provavelmente um dia isto irá acontecer com você.
Lembre-se que, os que te criticam devem ter motivos para isto.
Não exagere em propagadas no seu blog, pois isto não ira adiantar em nada, e irá atrapalhar a navegação em seu blog e espantara a visita.
Post o máximo que puder( volte ao item 3).
Aceite sugestões que possam melhorar seu blog.
Copiar e colar, NUNCA.
Leia os blogueiros profissionais e aprenda.
O inicio é dificil, e vai continuar assim, então se você acha que vai ser moleza é melhor nem tentar.
É errando que se aprende, não se preocupe com suas mancadas pois vai ser assim que voçe irá se tornar um bom blogueiro, desde que você corrija os erros detectados.
Compartilhe com a bogsfera as suas boas experiências.
Tire suas duvidas em Fóruns.
Seja diferente, Invente algo novo.
Ao menos que você tenha tempo de sobra, administre um blog apenas.
Seja fiel aos seus ideais, não mude de acordo com o "Mercado", você vai perder credibilidade.
Não poste o que você não gosta apenas por estar na "Moda".
Não crie vícios, isto irá tornar seu blog repetitivo.
Gostar do que faz.
Pra começar a blogar não tem idade.
Elogie o que deve ser elogiado, e critique o que deve ser criticado, só assim a blogsfera irá melhorar cada vez mais.
De o melhor de si, um dia o reconhecimento ira chegar.
Comece de baixo. não adianta começar com um domidio próprio se você não sabe onde poderá chegar.
Se você chegou até a dica 49, você demonstrou interesse por Blogar e isto já é um bom sinal, continue assim interessado em aprender cada vez mais.
Leia estas dicas.

sábado, 2 de maio de 2009

Cientistas criam câmera mais rápida do mundo













Cientistas anunciaram ter testado uma câmera capaz de capturar mais de seis milhões de imagens por segundo, que está sendo chamada de câmera mais rápida do mundo.
Segundo artigo publicado na revista científica Nature, o aparelho captura imagens em menos de meio bilionésimo de segundo, uma velocidade seis vezes maior do que as câmeras mais modernas vendidas no mercado.
A técnica apelidada de Serial Time-Encoded Amplified Microscopy - ou Steam - funciona através de pulsos de laser.
Câmeras digitais normais usam uma técnica chamada Dispositivo de Carga Acoplada (CCD, em inglês) para formar uma imagem. Os CCDs contêm chips semicondutores que produzem elétrons quando em contato com a luz. Estes elétrons são analisados pelos chips e seus sinais são amplificados eletronicamente e transformados em imagem digital.
Este processo é relativamente lento. Uma câmera digital convencional consegue captar 30 imagens por segundo. As melhores câmeras capturam cerca de um milhão de imagens por segundo. Mais do que isso, e a falta de luz ou excesso de ruído eletrônico fazem com que as imagens fiquem fora de foco e opacas.
Arco-íris
A técnica Steam, desenvolvida por físicos que trabalham na Universidade da Califórnia, forma uma espécie de "arco-íris bidimensional" de cores.
Este arco-íris bidimensional é projetado, via um pulso de laser, no objeto que é fotografado. Cada parte do arco-íris ilumina o objeto de forma diferente, dependendo dos tons de claro e escuro do objeto.
O arco-íris bidimensional bate no objeto e é refletido, sendo recapturado pela câmera. Ao retornar à câmera, as diferenças em cada parte do reflexo do arco-íris são analisadas pela câmera e transformadas em uma imagem.
A câmera com o sistema Steam é mais rápida do que a CCD porque o processo eletrônico é muito mais simples, afirma Keisuke Goda, um dos cientistas que assina o artigo publicado na Nature.
Uma câmera convencional precisa formar imagens a partir de milhões de pixels, enquanto a que usa o sistema Steam precisa processar as informações contidas em apenas um arco-íris bidimensional.
Câncer
Segundo os cientistas, a técnica Steam poderia, em tese, ser usada na observação de células ou até na detecção de doenças, como câncer.
No caso de tumores, células cancerígenas são muito difíceis de serem detectadas nos estágios iniciais da doença, porque elas aparecem em número muito reduzido na corrente sanguínea.
Atualmente, médicos procuram tumores em pequenas amostragens de sangue, mas o índice de erro é muito alto.
"As chances de que uma destas células [cancerígenas] apareça em uma amostra de sangue observada em um microscópio são quase inexistentes", diz Gode.
Como a câmera com o sistema Steam é muito rápida, ela poderia analisar individualmente as células da corrente sanguínea de um paciente.
Para que a câmera possa ser usada nestes casos, os cientistas ainda precisam aumentar a resolução das imagens. Atualmente a resolução da imagem equivale a 2,5 mil pixels. Os cientistas querem elevar a resolução para 100 mil.
A equipe também está tentando formar imagens tridimensionais com o sistema.
"Nosso próximo passo é melhorar a resolução espacial para que possamos fazer imagens claríssimas da estrutura interna de células", disse à BBC o cientista Bahram Jalali, envolvido no projeto.
"Ainda não chegamos lá, mas se conseguirmos isso, não haverá limites para as aplicações [desta técnica] na biologia."


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cientistas anunciam avanço em criação de 'manto de invisilibade'

Cientistas americanos conseguiram criar uma nova versão de uma espécie de "capa de invisibilidade", que torna objetos tridimensionais invisíveis sob luz infra-vermelha.
O manto criado pela equipe, do formato de um lenço com vários buracos, foi capaz de cobrir um objeto dando a impressão visual de que não estaria cobrindo objeto algum.
Segundo os cientistas, o "manto de invisibilidade" cancela a distorção produzida pelo volume do objeto que é escondido debaixo dela ao "curvar" a luz em volta deste volume, como água em volta de uma pedra, e, com isso, criar a ilusão de uma superfície lisa.
Os cientistas afirmam que conseguiram um avanço importante em relação a estudos anteriores pelo fato de não terem usado metais no manto.
Em 2006, uma equipe de cientistas britânicos e americanos testou uma versão anterior de um "manto de invisibilidade" em laboratório. O "manto" - na verdade um equipamento circular, feito com dez anéis de fibra de vidro cobertos com materiais à base de cobre - fez com que as ondas emitidas pelo radar se desviassem do objeto e se reencontrassem do outro lado, como se tivessem passado por um espaço vazio.
Silício
Os cientistas, desta vez, também usaram um dielétrico - um material isolante - que absorve menos luz.
Neste projeto trabalharam Michal Lipson e sua equipe na Universidade Cornell, e o professor de engenharia mecânica da Universidade de Berkeley, Xiang Zhang e uma das equipes descreveu o processo na revista especializada Nature Materials.
"Basicamente, estamos transformando uma linha reta de luz em uma linha curva em volta da capa, então você não percebe qualquer mudança em seu caminho", explicou Zhang.
"Metais introduzem perda (de luz), ou reduzem a intensidade da luz", acrescentou o professor. Esta perda de luz pode levar a manchas escuras quando se coloca a capa sobre um objeto.
De acordo com Zhang, o uso do silício nesta capa, um material que absorve pouca luz, foi uma "grande evolução".
Segundo o professor Zhang a capa "muda a densidade local" do objeto que cobre.
"Quando a luz passa do ar para a água, ela se curva, devido à densidade ótica, ou índice de refração", disse o professor à BBC.
"Então, ao manipularmos a densidade ótica de um objeto, podemos mudar o caminho da luz de uma linha reta para qualquer outro caminho que escolhermos."
O novo material consegue este feito devido aos minúsculos furos, perfurados estrategicamente em uma folha de silício.
'Perfil'
A equipe de Zhang conseguiu "decidir qual o perfil" do objeto escondido alterando a densidade ótica com os furos.
"Em algumas áreas vamos perfurar muitos furos e, em outras, eles são bem mais escassos. Onde há mais furos, há mais ar do que silício, então a densidade ótica do objeto é reduzida", afirmou Zhang.
"Cada furo é muito menor do que o comprimento de onda da luz. Então a luz ótica não 'vê' um furo - apenas vê uma espécie de mistura de ar com silício. Então, no que diz respeito à luz, nós conseguimos ajustar a densidade do objeto."
O professor destacou que o "manto de invisibilidade" que ele e sua equipe criaram é muito pequena, apenas alguns milésimos de milímetro de lado a lado. Mas existem usos até para uma "capa de invisibilidade" deste tamanho.
Este dispositivo pode ser usado, por exemplo, na indústria eletrônica, para esconder falhas em cópias complexas ou em "máscaras", espécie de plantas que determinam como o processador deve ser.
"Isto pode significar uma economia de milhões de dólares para a indústria. Poderia permitir que eles corrigissem falhas ao invés de produzir novas máscaras", afirmou Zhang.
Blog cadastrado no Rec6

  • Leia também: